Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Número de mortos em terremoto no Marrocos deve subir, resgate ainda não chegou a alguns locais remotos

Placeholder - loading - Resgate após terremoto em Talat N'Yaaqoub no Marrocos  12/9/2023   REUTERS/Hannah McKay
Resgate após terremoto em Talat N'Yaaqoub no Marrocos 12/9/2023 REUTERS/Hannah McKay

Publicada em  

Por Alexander Cornwell e Jihed Abidellaoui e Ahmed Eljechtimi

YAAQOUB, Marrocos (Reuters) - Muitos sobreviventes do terremoto mais forte do Marrocos em mais de um século estavam sofrendo em locais improvisados na terça-feira, depois de uma quarta noite ao ar livre, com as equipes de resgate ainda sem chegar a vilarejos remotos nas montanhas que sofreram algumas das piores devastações.

O número de mortos do terremoto de magnitude 6,8 que atingiu as montanhas do Alto Atlas na noite de sexta-feira era de 2.862, com 2.562 pessoas feridas, mas esses números provavelmente aumentarão.

As equipes de resgate de Espanha, Reino Unido e Catar estavam ajudando os socorristas do Marrocos, enquanto Itália, Bélgica, França e Alemanha disseram que suas ofertas de assistência ainda não haviam sido aprovadas.

As esperanças de encontrar sobreviventes sob os escombros estavam se esvaindo, principalmente porque muitas das tradicionais casas de tijolos de barro, comuns nos vilarejos das montanhas, se transformaram em escombros de terra sem deixar bolsões de ar.

Com a área mais atingida localizada em um terreno acidentado e isolado, o quadro na terça-feira era irregular, com alguns acampamentos organizados sendo montados e suprimentos sendo transportados por avião, enquanto em outros locais nenhuma ajuda havia chegado devido ao bloqueio das estradas por pedras e terra deslocadas pelo terremoto.

Alguns sobreviventes acamparam ao ar livre com fardos empacotados às pressas ao longo da estrada Tizi n'Test, que liga vales remotos a Marrakech, depois de fugirem de seus vilarejos destruídos.

'As autoridades estão se concentrando nas comunidades maiores e não nos vilarejos remotos que foram os mais afetados', disse Hamid Ait Bouyali, de 40 anos, esperando na beira da estrada. 'Há alguns vilarejos que ainda têm mortos enterrados sob os escombros.'

Muitos moradores não têm energia elétrica ou rede telefônica desde o terremoto e disseram que tiveram que resgatar entes queridos e retirar cadáveres enterrados sob suas casas esmagadas sem nenhuma assistência.

Na cidade duramente atingida de Talat N'Yaaqoub, dezenas de tropas marroquinas, equipes de busca e resgate e pessoal médico estavam procurando pessoas soterradas e ajudando os sobreviventes.

Cidadãos comuns também estavam se oferecendo para ajudar, como Brahim Daldali, de 36 anos, que veio de Marrakesh em sua motocicleta para distribuir alimentos, água, roupas e cobertores doados por amigos.

'Eles não têm nada e as pessoas estão morrendo de fome', disse ele.

(Reportagem adicional de Zakia Abdennebi, Giselda Vagnoni, Charlotte Van Campenhout, Gabrielle Tetrault-Farber e Elizabeth Pineau)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. numero de mortos em terremoto …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.