Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

O reinado de Louis Vuitton

Pharrell Williams é o atual diretor criativo da marca

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação

Publicada em  

Em 2023, a marca Louis Vuitton é uma loja de luxo, conhecida pela sua produção de bolsas e malas de alta qualidade. Entretanto, há quase cento e cinquenta anos, não passava de um empreendimento arriscado montado por um jovem artesão.

Esta sexta-feira (4) marca 202 anos do nascimento do fundador da grife. Em sua homenagem, a Antena 1 separou os principais momentos da sua trajetória. Confira!

Imagem de conteúdo da notícia "O reinado de Louis Vuitton" #1
Toque para aumentar

Nascido no ano de 1821 em Jura, cidade interiorana francesa, Louis Vuitton teve uma infância difícil. Quando tinha dez anos, perdeu a mãe em decorrência de uma doença. Logo menos, seu pai faleceu também. Ele não se dava bem com sua madrasta adotiva, e, aos 14 anos, decidiu sair de casa sozinho rumo à Paris.

A viagem, feita a pé, durou dois anos – mas o esforço valeria a pena. Uma vez na capital da França, o rapaz virou aprendiz de Monsieur Marechal, um produtor de malas. Vuitton já era familiarizado com o trabalho manual, pois tinha experiência como carpinteiro, e se deu bem no ramo. Suas confecções de couro eram disputadas pela elite parisiense.

Louis chegou a produzir exclusivamente para a corte francesa, sob contratação do Imperador Napoleão III, sobrinho de Napoleão Bonaparte. As maletas agradaram a condessa espanhola Eugenia de Montijo, que lhe apresentou para a alta classe da cidade das luzes. Assim, se tornou um dos designers mais disputados da área. Para lidar com a nova demanda, abriu sua própria marca.

Dali para frente, seu lado inovador despontou. Na época, as roupas luxuosas eram volumosas, e, portanto, armazenadas em baús pesados. Pensando nisso, o empreendedor criou maletas empilháveis, menores e mais leves. Foi ele quem introduziu o formato retangular das malas, além das travas de segurança.

Seus designs eram uma resposta a um mundo em constante transformação. Com o surgimento dos trens e o consequente aumento das viagens, as pessoas precisavam de uma maneira mais prática para transportar seus pertences.

Imagem de conteúdo da notícia "O reinado de Louis Vuitton" #2
Toque para aumentar

O momento de prosperidade foi interrompido pela Guerra Franco-Prussiana, iniciada em 1870. A procura por artigos de luxo diminuiu, e o ateliê de Vuitton ainda foi invadido e saqueado. Depois do fim do conflito, o artesão voltou ao centro de Paris, onde criou alguns dos seus designs mais icônicos. Isso inclui a confecção de produtos com uma listra bege e vermelha, e a presença de desenhos de flores nos materiais de couro.

Vuitton faleceu em 1892, e seu filho Georges deu continuidade à marca. Em sua homenagem, criou o icônico logo com suas iniciais, LV, que estampam as bolsas até os dias de hoje.

Imagem de conteúdo da notícia "O reinado de Louis Vuitton" #3
Toque para aumentar

Com o passar do tempo, a loja incorporou a produção de perfumes, relógios, joias, perfumes e carteiras, se consolidando como uma referência no mundo dos acessórios. Nomes marcantes ocuparam a posição de diretor criativo, como Virgil Abloh e Nicolas Ghesquière.

Atualmente, o cargo está nas mãos do produtor musical Pharrell Williams. O artista assumiu a posição ao final do ano passado, e fez seu desfile de estreia em junho de 2023.

Veja também:

O 'MUNDO MARAVILHOSO' DE LOUIS ARMSTRONG

"GUTS": OLIVIA RODRIGO REVELA TRACKLIST DE NOVO ÁLBUM

Imagem de conteúdo da notícia "O reinado de Louis Vuitton" #4
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Escrito por Hadass Leventhal

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. o reinado de louis vuitton

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.