Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Papa discursa contra pena de morte e discriminação em visita ao Barein

Papa discursa contra pena de morte e discriminação em visita ao Barein

Reuters

03/11/2022

Placeholder - loading - Papa Francisco visita Barein  3/11/2022  Divulgação
Papa Francisco visita Barein 3/11/2022 Divulgação

Por Philip Pullella e Ghaida Ghantous

SAKHIR, Barein (Reuters) - O papa Francisco discursou contra a pena de morte nesta quinta-feira no início de uma viagem ao Barein, onde a oposição muçulmana xiita acusa a monarquia sunita de supervisionar abusos de direitos humanos, e famílias de presos no corredor da morte procuraram ajuda do pontífice.

A visita de Francisco, apenas a segunda de um papa à Península Arábica, visa melhorar os laços da Igreja Católica com o mundo islâmico, mas o colocou na divisão de direitos entre sunitas e xiitas no Barein, que reprimiu uma revolta pró-democracia em 2011.

Referindo-se à constituição do Barein, o papa disse que os compromissos devem ser constantemente praticados para que 'a liberdade religiosa seja completa', a igualdade de dignidade e oportunidades 'reconhecidas concretamente para cada grupo', que não existam formas de discriminação e que os direitos humanos 'não sejam violados'.

'Penso em primeiro lugar no direito à vida, na necessidade de garantir esse direito sempre, inclusive para aqueles que estão sendo punidos, cujas vidas não devem ser tiradas', acrescentou.

O papa Francisco discursou no Palácio Sakhir ao lado do rei Hamad bin Isa Al Khalifa. Do palco, o pontíficie de 85 anos, com dores no joelho, foi conduzido de cadeira de rodas até a entrada do pátio com o rei caminhando ao lado. O papa se levantou e os dois se abraçaram antes que o pontífice entrasse em um Fiat 500 branco com placas do Vaticano.

O rei Hamad, em seu discurso, disse que seu país protegeu a liberdade de todas as religiões de 'realizar seus rituais e estabelecer seus locais de culto'. O Barein, disse ele, rejeitou a discriminação religiosa e condenou a 'violência e incitação' sob uma declaração emitida pelo Estado há vários anos.

O Estado do Golfo busca fortalecer 'nosso propósito comum em direção a um mundo em que a tolerância prevaleça enquanto luta pela paz, e rejeita o que quer que divida sua unidade e ameace seu desenvolvimento civilizacional', disse ele.

(Reportagem adicional de Ghaida Ghantous em Dubai)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.