Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Parceria Musical entre Whitney Houston e Mariah Carey

As duas cantoras desafiaram rumores e se destacaram com o dueto "When You Believe"

Catharina Morais

18/11/2023

Placeholder - loading - Parceria Musical entre Whitney Houston e Mariah Carey.Divulgação
Parceria Musical entre Whitney Houston e Mariah Carey.Divulgação

O que acontece quando se unem duas divas em uma única música? O impacto é praticamente imensurável. Foi exatamente isso que ocorreu no encontro de Whitney Houston e Mariah Carey em 1998, quando uniram suas vozes para interpretar "When You Believe" para o filme de animação "O Príncipe do Egito" da Disney.

A Disney é reconhecida por suas músicas elaboradas e envolventes, elevando ainda mais o patamar de seus filmes. A letra da canção aborda temas de esperança, fé e o poder de acreditar em si mesmo, incentivando as pessoas a persistirem mesmo nos momentos mais desafiadores.

"When You Believe" foi escrita por Stephen Schwartz, renomado compositor americano que já havia escrito vários musicais populares, incluindo “Godspell” e “Pippin”. A oportunidade surgiu quando ele foi convidado para compor uma faixa para o filme de animação "O Príncipe do Egito", que narra a história bíblica de Moisés e sua busca pela libertação dos escravizados israelitas do governo do Faraó. Então, Schwartz foi convocado para trabalhar em colaboração com Hans Zimmer, o produtor e compositor de cinema alemão.

A intenção era criar uma música poderosa que capturasse as emoções da mensagem de esperança e fé do filme. E no final, a música permitiu que as vozes de duas das maiores divas da época se destacassem nos créditos finais.

No entanto, vale ressaltar que, na época, a mídia alimentava uma rivalidade entre Mariah Carey e Whitney Houston. Ambas eram figuras proeminentes na música, com Houston consolidando sua posição desde 1985 com seu álbum de estreia que conquistou a indústria musical e Carey emergindo em 1990 com recordes instantâneos na Billboard Hot 100 e com indicações para o Songwriters Hall of Fame.

Os rumores surgiram logo após o lançamento do álbum de estreia de Carey, devido à semelhança vocal e colaborações com pessoas conhecidas de Houston. Entretanto, ao trabalharem juntas no projeto do filme, a relação entre as duas evoluiu para uma amizade genuína.

Mariah Carey foi apresentada ao projeto por Jeffrey Katzenberg, coproprietário da DreamWorks, estúdio responsável pelo filme. A atenção de Whitney Houston foi despertada por Babyface, colaborador frequente, que produzia a música. "When You Believe" recebeu o prêmio de Melhor Canção Original no 71º Oscar em 1999, refutando as especulações de rivalidade, conforme afirmaram Mariah e Whitney.

O mais surpreendente deste projeto foi como ambas as vozes se fundiram e harmonizaram perfeitamente durante o dueto. Como sabemos, as cantoras têm vozes poderosas, e seria fácil para uma tentar superar a outra. No entanto, optaram por cantar de uma maneira que destacou e aprimorou a voz uma da outra. É impossível não ser tocado pelo poder e pela emoção da música, e é improvável que haja outro dueto tão icônico como este!

Quando Houston faleceu inesperadamente em 11 de fevereiro de 2012, o mundo lamentou a perda de um talento incrível. Muitos amigos e fãs famosos compareceram para prestar homenagem, sendo Carey uma dessas amigas. Ela participou do funeral de Houston em Newark, Nova Jersey, e prestou homenagem no BET Awards naquele mesmo ano.

Em seu discurso, Carey refletiu sobre sua admiração pelo talento de Houston. "A primeira vez que ouvi a voz de Whitney, fiquei hipnotizada, como o resto do mundo [...] Fiquei cativada pelo poder em seu alcance, pela riqueza de seu tom e por sua habilidade única de envolver uma letra em emoção".

Ela também compartilhou sobre o primeiro encontro pessoal antes de gravarem o dueto. "Estávamos nos bastidores do Grammy Awards e trocamos olhares; fiquei pasma, um pouco assustada porque havia alguns rumores por aí de que tínhamos algum tipo de rivalidade, e uma coisa todos nós sabemos é que não se deveria brincar com Whitney".

Carey então falou sobre a personalidade de Houston e a amizade que compartilhavam. "Ela era uma pessoa hilária com um senso de humor cortante, era real e manteve a realidade, é por isso que nos dávamos tão bem... Se você realmente conhecesse Whitney, não poderia deixar de amá-la". No final de seu discurso, Carey lutou contra as lágrimas ao dizer: "Sinto falta da minha amiga. Sinto falta de ouvir a voz dela rindo, mas sempre teremos a música. Sempre teremos aquela voz pela qual nos apaixonamos".

Veja também:

ALANIS MORISSETTE FAZ ESPETÁCULO EM SHOW ÚNICO DE SÃO PAULO

VOLTA AO MUNDO: FRANK SINATRA MOSTRA QUE TODOS OS SONHOS SE TORNAM REALIDADE

Descontos especiais para distribuidores

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.