Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Parlamento Europeu apoia adiamento de um ano na lei de desmatamento

Parlamento Europeu apoia adiamento de um ano na lei de desmatamento

Reuters

26/11/2025

Placeholder - loading - Árvores derrubadas na floresta de Białowieża, Polônia
Árvores derrubadas na floresta de Białowieża, Polônia

BRUXELAS (Reuters) - O Parlamento Europeu votou nesta quarta-feira a favor do adiamento, em um ano, da implementação da lei de desmatamento da União Europeia.

As empresas terão mais um ano para cumprir as novas regras da UE destinadas a combater o desmatamento, disse o Parlamento Europeu em um comunicado.

Grandes operadores e traders devem respeitar as obrigações do regulamento a partir de 30 de dezembro de 2026, e as micro e pequenas empresas, a partir de 30 de junho de 2027.

A proibição de importações de cacau, óleo de palma e outras commodities ligadas à destruição de florestas é um pilar fundamental da agenda verde da UE.

A política tem como objetivo acabar com os 10% do desmatamento global alimentado pelo consumo da UE de soja, carne bovina, óleo de palma e outros produtos importados, mas se tornou uma parte politicamente contestada da agenda verde da Europa.

No entanto, enfrenta resistência de alguns setores e países que afirmam que as medidas são caras e logisticamente desafiadoras.

Críticos já haviam alertado sobre os retrocessos ambientais.

Grandes empresas do setor alimentício, como Nestlé, Ferrero e Olam Agri apoiam a lei. Elas alertaram no mês passado que o adiamento da lei coloca em risco as florestas em todo o mundo e é contrário ao objetivo da UE de simplificar as regras comerciais.

O grupo de defesa Business For Nature chamou o atraso de 'um profundo fracasso de coragem política'.

(Reportagem de Charlotte Van Campenhout)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.