Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Perdas na indústria musical em 2023

Famosos que deixaram o mundo em luto

Placeholder - loading - Perdas na indústria musica.Divulgação
Perdas na indústria musica.Divulgação

Publicada em  

É sempre muito impactante quando o mundo perde um grande artista. Em 2023, infelizmente, já começou com muitas despedidas marcantes. Todos eles com suas trajetórias únicas, com seus sucessos inenarráveis, deixaram uma falta de sua presença.

Deixando uma saudade no coração de muitos fãs e um legado na história, aqui estão algumas das grandes perdas ocorridas neste ano:


Jeff Beck

Guitarrista Jeff Beck.Divulgção
Toque para aumentar

No dia 10 de janeiro, o músico Jeff Beck faleceu aos 78 anos por conta de uma meningite bacteriana. Ele era considerado um dos melhores guitarristas da história.

A sua trajetória começa a ganhar notoriedade nos anos 60 através da banda Yardbirds, que ficou famosa por ter tido em sua formação os melhores guitarristas de todos os tempos- Jeff Beck, Eric Clapton e Jimmy Page. O guitarrista passou pouco tempo no grupo, se lançando em 1968 em carreira solo com seu álbum “Truth”. Posteriormente, o guitarrista fez sucesso com o grupo Jeff Beck Group, formado inicialmente por ele, Rod Stewart e Ronnie Wood.

Com oito estatuetas de Grammy, Beck foi introduzido no Rock and Roll Hall Of Fame duas vezes: com o Yarbirds em 1992 e em 2009 com sua carreira solo. O mundo da música, em especial os fãs de Rock, ficaram em luto pela perda de um mestre das cordas.


Lisa Marie Presley

Cantora e filha de Elvis Presley, Lisa Marie Presley.Divulgção
Toque para aumentar

A única filha de Elvis Presley, Lisa Marie Presley, não resistiu a uma parada cardíaca aos 54 anos. No dia 12 de janeiro, em poucas horas depois que ela foi levada às pressas para o hospital, foi anunciado sua morte. A notícia foi informada por sua mãe, Priscilla Presley, em um comunicado à imprensa, “É com coração pesado que eu devo compartilhar essa notícia devastadora que minha linda filha Lisa Marie nos deixou [...] Ela foi a mulher mais apaixonada, forte e amável que eu já conheci. Pedimos privacidade enquanto tentamos lidar com essa perda profunda. Obrigado pelo amor e orações”.

Dois dias antes, Lisa tinha comparecido à cerimônia do Globo de Ouro, onde viu Austin Butler receber o prêmio na categoria de Melhor Ator, por interpretar seu pai no filme Elvis. Ela deixou sua mãe, e três filhas, Riley Keough (33), Finley Aaron Love Lockwood (14) e Harper Vivienne Presley Lockwood (14).


Burt Bacharach

Foto do compositor Burt Bacharach.Divulgção
Toque para aumentar

O músico norte-americano Burt Bacharach faleceu aos 94 anos na cidade de Los Angeles de causas naturais. No dia 9 de fevereiro a notícia foi divulgada pela sua agente publicitária, Tina Brausam.

Ele acumulava, ao todo, três estatuetas do Oscar, seis vitórias no Grammy e o título de um dos 100 melhores compositores da história na lista da revista Rolling Stone. O pianista era conhecido pelo talento em composição e ser regente de orquestras.

Uma das colaborações mais marcantes de sua trajetória foi com a cantora Dione Warwick. Juntos, emplacaram clássicos como "Walk On By”,"Alfie" e "I’ll Never Fall In Love Again”. A releitura da cantora Aretha Franklin de “I Say a Little Prayer” se tornou um de seus maiores covers. Ao todo, mais de mil artistas já regravaram as suas canções.


Bobby Caldwell

Cantor Bobby Caldwell.Divulgção
Toque para aumentar

Em meados de março, no dia 14, o cantor Bobby Caldwell faleceu enquanto dormia em sua residência. A esposa do artista de 71 anos divulgou em suas redes que Bobby, que estava sofrendo com problemas de saúde a um tempo, partiu em seus braços. "Bobby faleceu aqui em casa. Eu o segurei com força em meus braços quando ele nos deixou. Estou para sempre com o coração partido. Obrigada a todos vocês por suas muitas orações ao longo dos anos. (...) Descanse com Deus, meu amor", escreveu.

O cantor, músico e compositor ficou mundialmente conhecido pelo seu sucesso de 1978, o álbum “What You Won't Do For Love”. Recebeu um disco de platina nos Estados Unidos e ficou marcado na história da indústria musical. A canção homônima foi gravada e usada como sample por mais de 100 artistas. Ele já transitou entre os gêneros de Soul, Jazz, R&B e se destacava por sua versatilidade e sensibilidade nos vocais.



Ryuichi Sakamoto

Foto do compositor, músico e ator Ryuichi Sakamoto.Divulgção
Toque para aumentar

O compositor japonês Ryuichi Sakamoto foi vítima de câncer e faleceu dia 28 de março. As informações foram divulgadas cinco dias depois, através do site oficial do músico.

Na carreira ele buscou explorar diferentes tipos de sonoridade e produziu um sucesso no final da década de 1970, “Firecracker”, que influenciou o surgimento do movimento Techno na década seguinte. Depois, ganhou fama compondo para trilhas sonoras de cinema. Seu primeiro trabalho foi em 1983 para o filme ‘Furyo - Em Nome da Honra’, no qual ele também atuou ao lado de David Bowie. A trilha venceu o Bafta, prêmio da Academia Britânica de Cinema. A trilha sonora de ‘O Último Imperador’, de 1987 foi seu projeto mais celebrado, ganhando um Oscar, um Grammy e um Globo de Ouro.

Sakamoto sofria de um câncer avançado que havia se espalhado por diversas áreas de seu corpo. O primeiro diagnóstico da doença veio em 2014 e depois, em 2021, a doença continuou progredindo.


Seymour Stein

Foto de Seymour Stein .Divulgção
Toque para aumentar

No domingo dia 2 de abril, o empresário da música Seymour Stein morreu aos 80 anos. Ele foi responsável por lançar a carreira de Madonna, além das bandas que se tornaram centrais para a era New Wave dos anos 70/80, Ramones, Talking Heads, entre outros.

Começou a trabalhar no mercado fonográfico aos 13 anos de idade, em busca de novos talentos. Fundou da Sire Records, em 1966, onde apresentou as bandas The Cure, Depeche Mode e The Smiths aos Estados Unidos. Em 1983, ajudou a formar a fundação Rock & Roll Hall of Fame. E em 2005, ele foi introduzido ao Rock Hall como um não-artista.

Seu falecimento se deu após enfrentar uma longa batalha contra um câncer, segundo informações de um representante da família. O empresário foi marcante para o mundo da música e era considerado ‘o rei da cultura Pop’.

Veja também:

#TBT: 50 ANOS DOS DISCOS ‘RED’ E ‘BLUE’ DOS BEATLES

MONTREUX JAZZ FESTIVAL: LIONEL RICHIE E NILE RODGERS SÃO ATRAÇÕES CONFIRMADAS

Imagem de conteúdo da notícia "Perdas na indústria musical em 2023" #7
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. perdas na industria musical …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.