Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisadores de Hong Kong relatam primeira reinfecção de coronavírus documentada

Placeholder - loading - Funcionária de hospital de campanha para tratamento de pacientes com Covid-19 em Hong Kong 01/08/2020 REUTERS/Pak Yiu
Funcionária de hospital de campanha para tratamento de pacientes com Covid-19 em Hong Kong 01/08/2020 REUTERS/Pak Yiu

Publicada em  

Por Farah Master

HONG KONG (Reuters) - Um cidadão de Hong Kong que se recuperou da Covid-19 voltou a ser infectado quatro meses e meio mais tarde, no primeiro caso documentado de reinfecção humana, anunciaram pesquisadores da Universidade de Hong Kong nesta segunda-feira.

A descoberta indica que a doença, que já matou mais de 800 mil pessoas em todo o mundo, pode continuar a se disseminar pela população global apesar da chamada imunidade de rebanho, disseram.

O homem de 33 anos ficou curado da Covid-19 e teve alta de um hospital em abril, mas foi diagnosticado novamente depois de voltar da Espanha via Reino Unido no dia 15 de agosto.

O paciente parecia estar saudável antes, disseram os pesquisadores no estudo, que foi aceito pelo periódico médico internacional Clinical Infectious Diseases.

Descobriu-se que ele contraiu uma linhagem de coronavírus diferente daquela que havia contraído da primeira vez e que continuou assintomático com a segunda infecção.

'A descoberta não significa que tomar vacinas será inútil', disse o doutor Kai-Wang To, um dos principais autores do estudo, à Reuters.

'A imunidade induzida pela vacinação pode ser diferente daquelas induzidas pela infecção natural', explicou To. 'Ainda precisaremos esperar pelos resultados dos testes de vacinas para ver o quão eficientes as vacinas são'.

Maria Van Kerkhove, epidemiologista da Organização Mundial da Saúde (OMS), disse nesta segunda-feira que não se deve tirar conclusões precipitadas em reação ao caso de Hong Kong.

Casos de pessoas que tiveram alta e voltaram a ter exames positivos de infecção de Covid-19 já foram relatados na China continental e em outros países, mas nunca havia ficado claro se elas foram infectadas novamente depois de uma recuperação plena --como ocorreu com o paciente de Hong Kong-- ou se ainda tinham o vírus da infecção inicial no organismo.

O número preliminar de pacientes da China que voltaram a ser diagnosticados depois de saírem do hospital é de 5% a 15%, disse Wang Guiqiang, especialista em doenças infecciosas do grupo chinês especializado em tratamento contra Covid-19, durante uma entrevista coletiva em maio.

Uma explicação possível é que o vírus ainda existia nos pulmões do paciente, mas não foi detectado em amostras colhidas das partes superiores das vias aéreas, disse ele. Outras causas possíveis são a sensibilidade baixa dos exames e a imunidade fraca que pode levar a resultados positivos persistentes, acrescentou.

(Por Farah Master, em Hong Kong; Roxanne Liu, em Pequim; e Kate Kelland, em Londres)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisadores de hong kong …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.