Premiê britânico deseja proibir que gerações mais jovens comprem cigarros
Premiê britânico deseja proibir que gerações mais jovens comprem cigarros
Reuters
04/10/2023
MANCHESTER, Inglaterra (Reuters) - O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, propôs nesta quarta-feira proibir que gerações mais jovens comprem cigarros, uma medida que traria ao país algumas das regras mais rígidas do mundo contra o tabagismo.
As propostas - se transformadas em lei - fariam do Reino Unido o primeiro país da Europa a proibir a venda de cigarros para jovens. A Dinamarca está considerando uma medida semelhante.
Elas poderiam eliminar quase completamente o fumo entre os jovens já em 2040, segundo um documento informativo do governo com detalhes das propostas.
'Hoje, um jovem de 14 anos nunca terá um cigarro vendido legalmente', disse Sunak na conferência do Partido Conservador sobre a nova regra proposta.
De acordo com seu plano, Sunak disse que a idade para fumar seria aumentada em um ano a cada ano, o que significa que uma geração mais jovem poderia crescer 'livre do fumo', melhorando a saúde do país.
Sunak também planeja apresentar medidas para restringir a disponibilidade de vapes para menores.
O governo fará uma consulta para restringir os sabores e as descrições dos vapes para que eles não possam mais ser direcionados às crianças, disse o documento informativo, acrescentando que o governo também procuraria regulamentar a embalagem e a apresentação dos vapes.
A proposta de proibição do fumo é semelhante a uma proposta apresentada pela Nova Zelândia no ano passado, que se tornou o primeiro país a impedir que pessoas nascidas durante ou após 2009 comprem cigarros legalmente. A proibição entrará em vigor em 2027.
Sunak disse que o fumo custa aos serviços de saúde do Reino Unido 17 bilhões de libras (20,6 bilhões de dólares) por ano e que as mortes por câncer poderiam cair em um quarto se as pessoas parassem de fumar.
(Por Emma Rumney)
Reuters

