Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Premiê espanhol se reúne com separatistas catalães e bascos em busca de novo mandato

Placeholder - loading - Pedro Sánchez durante conferência em Granada  6/10/2023    REUTERS/Jon Nazca
Pedro Sánchez durante conferência em Granada 6/10/2023 REUTERS/Jon Nazca

Publicada em  

MADRI (Reuters) - O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, reuniu-se com o partido catalão pró-independência Junts e se tornou o primeiro premiê espanhol a ter conversas oficiais com o grupo separatista basco EH Bildu nesta sexta-feira, enquanto o líder interino busca formar um novo governo.

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), de Sánchez, precisa do apoio dos grupos separatistas catalães e bascos para vencer uma votação parlamentar antes de 27 de novembro ou enfrentar uma nova eleição no próximo ano, após um pleito indefinido em julho.

'Ainda estamos longe de um compromisso histórico', disse a porta-voz parlamentar do Junts, Míriam Nogueras, sobre um possível acordo, após se reunir com Sánchez.

Nogueras disse que o Junts não ficará satisfeito com discussões sobre a Catalunha como as realizadas com o partido rival Esquerda Republicana da Catalunha durante o mandato anterior de Sánchez.

O Junts está exigindo uma anistia que potencialmente abranja mais de 1.400 pessoas envolvidas em uma tentativa de independência da Catalunha que chegou ao auge em 2017.

Sánchez disse que está buscando um acordo que envolveria não apenas o apoio na votação, mas uma aliança para aprovar um projeto que inclui um orçamento.

'Para o PSOE, o compromisso com a coexistência, o diálogo e a pluralidade é o roteiro para garantir a aprovação de Pedro Sánchez', disseram os socialistas em um comunicado após a reunião.

Arriscando a insatisfação de eleitores irritados com décadas de violência na Espanha por parte do extinto grupo armado basco ETA, Sánchez também se reuniu com a porta-voz de Bildu no Parlamento, Mertxe Aizpurua, e seu colega no Senado, Gorka Elejabarrieta.

Bildu ajudou Sánchez a formar um governo em 2020 ao se abster na votação e já prometeu apoio incondicional enquanto ele busca um novo mandato de quatro anos.

Fundado em 2012 como uma coligação de partidos bascos de esquerda, o Bildu foi inicialmente proibido por suspeita de proximidade com o ETA. Bildu, cujos membros são alguns dos antigos militantes ou simpatizantes do ETA, rejeitou publicamente a violência.

(Por Joan Faus e Belen Carreño)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. premie espanhol se reune com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.