Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente da China diz que iniciativa Cinturão e Rota precisa ser ecológica e sustentável

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Presidente da China diz que iniciativa Cinturão e Rota precisa ser ecológica e sustentável"

Publicada em  

Por Brenda Goh e Cate Cadell

PEQUIM (Reuters) - A Iniciativa do Cinturão e Rota da China precisa ser ecológica e sustentável, disse o presidente Xi Jinping na abertura de uma cúpula sobre a estratégia grandiosa, acrescentando que o plano de infraestrutura e comércio de grande porte trará crescimento de 'alta qualidade' para todos.

O plano de Xi para reconstruir a antiga Rota da Seda e conectar a China com a Ásia, a Europa e além se tornou alvo de polêmicas porque algumas nações parceiras se queixaram do custo alto dos projetos de infraestrutura.

A China não disse exatamente quanto o plano ambicioso custará, mas algumas estimativas independentes sugerem que pode chegar a vários trilhões de dólares.

Pequim disse várias vezes que não quer prender os países signatários a dívidas e que aproveitará a cúpula desta semana na capital chinesa para abordar estas preocupações e recalibrar a diretriz.

Xi fará um discurso na sexta-feira dizendo que a proteção ambiental precisa ser um pilar da iniciativa 'para proteger o lar comum em que moramos'.

'Operem no sol e combatam a corrupção juntos, com tolerância zero', disse Xi.

'Construir infraestrutura de alta qualidade, sustentável, resistente a riscos, com preço razoável e inclusiva ajudará os países a utilizar plenamente a riqueza de seus recursos', acrescentou.

À diferença da primeira cúpula de 2017, na qual disse que bancos chineses emprestariam o equivalente a 56,4 bilhões de dólares para apoiar a cooperação na Cinturão e Rota, Xi não apresentou uma cifra para um novo auxílio financeiro -- mas ele fará outro discurso no sábado.

Os governos ocidentais têm se inclinado a ver o plano como uma forma de disseminar a influência chinesa no exterior, sobrecarregando países pobres com dívidas insustentáveis.

Embora a maioria dos projetos da iniciativa continue tal como planejado, alguns foram afetados por mudanças de governo em nações como a Malásia e as Maldivas.

Entre aqueles que foram engavetados por motivos financeiros estão uma usina elétrica no Paquistão e um aeroporto em Serra Leoa, mas Pequim rebateu os críticos dizendo que nenhum país se tornou presa das chamadas 'armadilhas de dívida'.

De acordo com dados da Refinitiv, o valor total dos projetos está em 3,67 trilhões de dólares e envolve países da Ásia, Europa, África, Oceania e América do Sul.

(Reportagem adicional de Tony Munroe, Stella Qiu, Ryan Woo, Yilei Sun, e Tom Daly)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. presidente da china diz que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.