Primeiro embrião artificial de camundongo é criado a partir de células-tronco
Pela primeira vez, cientistas foram capazes de criar um embrião de camundongo muito próximo ao real.
Redação
08/03/2017
Cientistas no Reino Unido criaram, pela primeira vez, uma estrutura que se assemelha com um embrião de um camundongo. Isso foi possível através do uso de tipos de células-tronco em uma tentativa de compreender os estágios iniciais do desenvolvimento mamífero.
Em publicação na revista Science, a equipe da Universidade de Cambridge disse que o embrião artificial se assemelha muito com o real, mas que dificilmente se desenvolveria num feto saudável de camundongo.
Para os propósitos da pesquisa, no entanto, os cientistas conseguiram mostrar que o embrião artificial seguia o mesmo padrão de desenvolvimento do embrião normal, com as células-tronco se organizando exatamente da mesma maneira.
Magdalena Zernicka-Goetz, professora do Departamento de Fisiologia, Desenvolvimento e Neurociência da Universidade de Cambridge, afirmou que o sucesso com as células de camundongo deve abrir caminho para trabalhos semelhantes com células humanas, ajudando cientistas a superar a falta de embriões humanos para testes.
Atualmente, embriões humanos para pesquisa são desenvolvidos de ovos doados por clínicas de fertilidade, mas a professora Magdalena disse que no futuro deve ser possível usar as células-tronco para fazer embriões artificiais para estudo.
Outras tentativas de desenvolver estruturas semelhantes a embriões não tiveram êxito. A equipe de Cambridge acredita que isso se dava porque esses experimentos usavam somente um tipo de célula-tronco, a embriônica, e não consideravam o fato de que o desenvolvimento inicial de embriões demanda tipos diferentes de células para que haja uma coordenação próxima entre elas.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Redação

