Primeiro-ministro canadense e esposa anunciam separação após 18 anos de casamento
Publicada em
Por David Ljunggren e Ismail Shakil
OTTAWA (Reuters) - O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e sua esposa Sophie disseram nesta quarta-feira que estão se separando, um anúncio inesperado que parece marcar o fim de um casamento de 18 anos.
O casal havia falado francamente no passado sobre as dificuldades no relacionamento e nos últimos anos eles foram vistos juntos em público com menos frequência.
Trudeau, de 51 anos, e Sophie Gregoire-Trudeau, de 48, se casaram em maio de 2005 e têm três filhos, de 15, 14 e nove anos. Em seu aniversário de casamento em 2020, ele a descreveu como 'minha rocha, minha parceira e minha melhor amiga'.
Para Trudeau também existem paralelos históricos dolorosos. Seu pai, o ex-primeiro-ministro Pierre Trudeau, se separou de sua esposa, Margaret, em 1977, quando ainda estava no cargo.
A separação é uma das maiores crises pessoais de Trudeau desde que se tornou primeiro-ministro em 2015, especialmente já que ele frequentemente enfatiza a importância da vida familiar.
O casal fez o anúncio uma semana depois que Trudeau revelou uma grande mudança de gabinete, em uma tentativa de aumentar a sorte de seu Partido Liberal, que está perdendo nas pesquisas.
Assessores disseram que ele está determinado a liderar os liberais nas próximas eleições, que precisam ser realizadas até outubro de 2025.
'Sophie e eu gostaríamos de compartilhar o fato de que, depois de muitas conversas significativas e difíceis, tomamos a decisão de nos separar', disse Trudeau no Instagram. Gregoire-Trudeau postou uma mensagem quase idêntica em sua própria conta no Instagram.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO