Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Programa de depreciação acelerada pode resultar em capex adicional de R$20 bi, estima Bradesco BBI

Placeholder - loading - Máquina em planta de fábrica em Ribeirão Preto 15/09/2016 REUTERS/Nacho Doce
Máquina em planta de fábrica em Ribeirão Preto 15/09/2016 REUTERS/Nacho Doce

Publicada em  

(Reuters) - O Projeto de Lei (PL) da depreciação acelerada, que prevê incentivos à modernização do parque fabril brasileiro em 2024, pode resultar em investimento adicional de 20 bilhões de reais, estimam analistas do Bradesco BBI, conforme relatório enviado a clientes nesta terça-feira.

A proposta, encaminhada ao Congresso pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último sábado, prevê, em um primeiro momento, 3,4 bilhões de reais para o programa, que busca incentivar a compra de máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos novos.

O vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, disse no domingo que o objetivo da iniciativa é 'buscar produtividade, buscar competitividade, buscar eficiência, e, de outro lado, estimular investimentos'.

A equipe do Bradesco BBI disse que o projeto enviado tem modificações relevantes em comparação com o programa preliminar. Inicialmente, citou, a expectativa era depreciar totalmente o capex em um ano e não em dois anos como proposto agora.

'De acordo com nossas estimativas, o limite de 3,4 bilhões de reais em benefícios fiscais para o programa de depreciação acelerada em 2024 poderia resultar em 20 bilhões de reais em investimentos adicionais', afirmaram Victor Mizusaki e equipe.

Eles acrescentam que, mesmo se esse programa resultar em um efeito de pré-compra, considerando a informação da Fiesp de que o setor industrial investiu cerca de 120 bilhões de reais em 2021, seria necessário elevar isso a 456 bilhões de reais em 7 a 10 anos para reduzir a disparidade de produtividade com os EUA.

A depreciação acelerada é um mecanismo que funciona como antecipação de receita para as empresas. Toda vez que adquire um bem de capital, a indústria pode abater seu valor nas declarações futuras de IRPJ e de CSLL.

Em condições normais, esse abatimento é feito em até 25 anos, conforme o bem vai se depreciando. Com a depreciação acelerada prevista no PL, o abatimento das máquinas adquiridas em 2024 poderá ser feito em apenas duas etapas – 50% no primeiro ano, 50% no segundo.

No relatório enviado a clientes nesta terça-feira, os analistas do Bradesco BBI estimam que, assumindo que o programa só estará ativo em 2024, Tupy e Randon deverão ser as ações mais beneficiadas.

Mizusaki e equipe também avaliam que WEG poderá se beneficiar do aumento da demanda por motores elétricos.

(Por Paula Arend Laier)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. programa de depreciacao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.