Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Relembre os principais lançamentos de álbuns de 2022, até agora

A lista com obras de sucessos de The Weeknd, Harry Styles e Tears For Fears

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Harry Styles para o álbum “Harry’s House”.
Imagem/Divulgação: Harry Styles para o álbum “Harry’s House”.

Publicada em  

Os últimos meses passaram voando e já estamos na metade de 2022. E nesse meio tempo, a indústria da música foi bem movimentada, com uma série de álbuns lançados por grandes artistas. Nessa matéria, a Antena 1 vai relembrar 10 de alguns lançamentos dos discos mais cobiçados de 2022, até o momento.

Acompanhe alguns dos artistas mais amados pelos antenados e alguns de seus grandes álbuns mais recentes.

Confira:

“Dawn FM” – The Weeknd

“Dawn FM” é o quinto álbum de estúdio do cantor e compositor canadense The Weeknd, que foi lançado na primeira sexta-feira do ano, dia 7 de janeiro, através das gravadoras XO e Republic Records.

Um dos destaques que aparecem na tracklist da obra foi a participação de grandes artistas, como Tyler, The Creator, Lil Wayne e Jim Carrey, sendo o último e amigo muito próximo de The Weeknd, convidado a fazer algumas interlocuções do álbum.



A obra fez um tremendo sucesso alcançando o topo das paradas em mais de 10 países, como Austrália, Canadá, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Fora isso, ele chegou a estrear na 2ª colocação da Billboard 200, com quase 150 mil unidades equivalentes a álbuns, calculadas a partir de 173,04 milhões de streams sob demanda e 14 mil cópias de discos puros.

Vale lembrar que em maio deste ano, a coletânea atingiu a marca de 44 mil cópias vendidas apenas nos Estados Unidos, sendo a grande maioria em versão vinil. Com isso, na época, o artista marcou a maior semana de vendas de um álbum de R&B em vinil desde que o Luminate, antigo P-MRC Data - empresa de análise de dados de música e entretenimento-, começou a acompanhar as vendas de música no ano de 1991.

“Harry’s House” – Harry Styles

O artista britânico lançou o álbum no dia 20 de maio, intitulado "Harry 's House”, que conta com 13 faixas no total, divididas entre os lados A e B. Um pouco antes da estreia, ele já havia lançado o single promocional do projeto, “As It Was”, que se tornou a primeira música do ano a ter 1 milhão de cópias vendidas apenas nos EUA, conquistando o certificado platina pela RIAA (Associação da Indústria Fonográfica da América).

Logo, menos de uma semana depois, o disco de vinil da coletânea quebrou um recorde: de acordo com a Billboard, "Harry 's House” vendeu quase 150 mil unidades em vinil somente no mês de maio. Com isso, na época o projeto se tornou o mais vendido neste ano no Reino Unido.



No Brasil, todas as 13 canções ficaram entre as 70 mais ouvidas, mais da metade, sendo 7 delas, figurando entre as 50 mais ouvidas. Números ainda mais surpreendentes aparecem quando olhamos para o tempo necessário para atingir esses números. Cerca de 5 milhões de pessoas escutaram o disco no Brasil em apenas 24 horas de seu lançamento.

Ainda nas primeiras semanas, na Billboard Hot 100 o cantor colocou 4 músicas no top 10. Dessa forma Harry Styles se igualou ao recorde estabelecido por ninguém menos que os Beatles. "As It Was" vem em primeiro, "Late Night Talking" em quarto, "Music For a Sushi Restaurant" em oitavo e "Matilda" em nono.

"Paradise Again" - Swedish House Mafia

O disco do trio sueco foi lançado no dia 15 de abril, intitulado “Paradise Again”, ele conta com 17 faixas, além das que foram disponibilizadas anteriormente: 'Moth To A Flame' (feat. The Weeknd), 'It Gets Better' e 'Redlight' (feat. Sting).

O lançamento foi feito pela gravadora Universal Republic Records e conta com colaborações inéditas com outros grandes artistas da indústria fonográfica, como $AP Rocky, Connie Constance, Mapei, Seinabo Sey, Jacob Mühlrad, 070 Shake e Ty Dolla Sign.



No Metacritic, website norte-americano renomado que reúne críticas de álbuns entre diversos outros projetos de artistas, Paradise Again recebeu uma pontuação média de 67 com base em quatro avaliações de especialistas, indicando "críticas geralmente positivas".

“The Tipping Point” - Tears for Fears

O sétimo álbum de estúdio da banda inglesa, intitulado “The Tipping Point” foi lançado no dia 25 de fevereiro pela gravadora Concord Records, depois de quase 18 anos desde o último lançamento do grupo.

A coletânea foi um sucesso comercial e de crítica, se posicionando no Top 5 do Reino Unido e o pico mais alto das paradas em 30 anos, além de alcançar o Top 10 em vários outros países.



A obra estreou no topo da parada de vendas de álbuns da Billboard, vendendo quase 30 mil cópias nos EUA na primeira semana de março, de acordo com a MRC Data, deixando um marco histórico desde 1991.

Das quase 30 mil cópias do álbum vendidas no final de semana de 3 de março, as vendas físicas se resumem a mais da metade do resultado final, cerca de 21.500 (12.000 em CD; 9.500 em vinil e uma quantia insignificante em cassete) e as vendas digitais compreendem 7.500.

As vendas foram reforçadas pela disponibilidade de vários formatos físicos do álbum, incluindo um CD exclusivo da Target e um LP de vinil, cada um com duas faixas bônus.

"Mercury - Acts 1 & 2" - Imagine Dragons

O disco duplo da banda norte-americana de pop rock Imagine Dragons foi lançado no dia 1º de julho, na qual a primeira parte contém 14 músicas e a segunda 18 pelas gravadoras Kidinakorner e Interscope Records.

O álbum é uma sequência do último álbum, lançado em 2021 intitulado “Mercury – Act 1”, produzido por Rick Rubin . Coincidindo com seu lançamento, o álbum foi empacotado com Mercury – Act 1 e lançado como um álbum de compilação intitulado Mercury – Acts 1 & 2 .




"The Gods We Can Touch" - Aurora

O projeto foi lançado no dia 21 de janeiro pela cantora norueguesa Aurora, sendo o quarto de sua carreira. O lançamento ficou responsável pelas mãos de duas gravadoras, Decca Records e Glassnote Records. Vale lembrar que três faixas já haviam sido lançadas anteriormente: “Giving In To The Love”, “Cure For Me” e “Heathens”.

Uma curiosidade interessante sobre o álbum é que em cada uma das músicas faz referência a deus diferente da mitologia grega, o que cria o fio condutor da obra - caminhando e dialogando com essas narrativas. Por exemplo, em “On Exist For Love” é Afrodite, “Heathens” está ligado à Perséfone, “This Could Be A Dream” com Morfeu e “A Dangerous Thing” sobre Peitho.



De acordo com o Metacritic, website norte-americano renomado que reúne críticas de álbuns- entre diversos outros projetos de artistas-, a nota do novo disco da cantora foi 86 baseada em 7 comentários críticos, sendo considerada a maior de Aurora contando todos os seus lançamentos. Quanto à pontuação dada pelos usuários da plataforma, “The Gods We Can Touch” adquiriu a nota média de 9,5, com base em 65 avaliações. Confira alguns comentários:

"Familia" - Camila Cabello

O álbum “Familia: Welcome to the Family” da cantora e compositora cubana-americana Camila Cabello foi lançado no dia 8 de abril, o qual conta com 12 faixas no total, tanto em inglês quanto em espanhol. Além de grandes colaborações com outros artistas, como Ed Sheeran em "Bam Bam", WILLOW em "Psychofreak", Maria Becerra em "Hasta Los Dientes'' e Yotuel em "Lola".



Sobre o disco, a artista revelou: "definitivamente o mais honesto e sem filtro que eu já fiz, dando um mergulho cultural em minhas raízes cubanas".

"Sou uma imigrante que veio para os Estados Unidos quando tinha 7 anos, cresci com pai mexicano e mãe cubana, o que me fez sentir estar sempre no meio. O forte vínculo que tenho com minhas culturas mexicanas e cubanas me faz sentir como se tivesse uma casa e isso me inspira", contou a popstar à Billboard.

Nas primeiras semanas após o lançamento, a coletânea colocou um total de 4 singles na Billboard Hot 100, sendo que a faixa "My Oh My", com participação de DaBaby, alcançou o 12º lugar. Em comparação, os singles atuais de "Familia", "Bam Bam" com Ed Sheeran e o hit "Don't Go Yet" alcançaram os números 23 e 42 na classificação geral de todos os gêneros da revista norte-americana.

"Gold Rush Kid" - George Ezra

A obra foi lançada em 9 de junho pelo artista britânico George Ezra, sendo o seu terceiro álbum de estúdio em colaboração com a gravadora Columbia Records. Além disso, todas as faixas foram escritas por George junto a Joel Pott, exceto em quando são apontadas. Em relação a produção de cada uma delas, Pott é quem também assina essa parte.



Para promover o compilado de singles George sairá em turnê mundial a partir de outubro para levar “Gold Rush Kid” ao mundo. Inicialmente, ele se apresentará em território australiano começando em Sydney no Aware Super Theatre no sábado de 29 de outubro. Dois dias depois, 31, outra performance acontece no Naarm/Melbourne 's Sidney Myer Music Bowl. Em seguida, vem o show em Brisbane no dia 2 de novembro sediado no Meanjin/Brisbane’s Riverstage e depois no dia 5 mais um palco no Kings Park & Botanic Garden em Perth.

"Dance Fever" - Florence + The Machine

“Dance Fever” foi lançado no dia 13 de maio por meio da gravadora Republic Records, elaborado por Florence Welch como um “Conto de fadas em 14 faixas”, com intuito de marcar o retorno da banda aos palcos. Ele foi gravado 100% em Londres durante a pandemia.

Para o projeto ganhar vida, a artista contou com a ajuda de alguns parceiros, os mais importantes foram Jack Antonoff, que ajudou a produzir dez faixas e é coautor de seis, e Dave Bayley, o líder do Glass Animals, que ajudou a compor quatro músicas e a produzir outras setes.



Entre as influências para as composições, a britânica destaca ter se inspirado em variados artistas e estilos, como dance, folk, os discos de Iggy Pop nos anos 1970, Lucinda Williams, Emmylou Harris e Nick Cave.

“Dance Fever” estreou no topo do UK Albums Chart , se tornando o quarto álbum nº 1 da banda em seu país de origem. Ele também entrou no Top 10 em vários outros países, recebendo muitos elogios de diversos críticos de música. Para promover o álbum, Florence and the Machine embarcará na Dance Fever Tour da América do Norte, Europa e Oceania.

"Give Me the Future - Bastille

O disco foi lançado pela banda de indie pop britânica Bastille através da gravadora EMI Records, sendo que alguns singles já haviam sido lançados previamente, como “Distorted Light Beam", "Give Me the Future", "Thelma + Louise", "No Bad Days" e “Shut Off the Lights”.



Grande parte das canções também foram inspiradas em tecnologia e realidade virtual.“Nós estávamos falando sobre as vantagens e armadilhas da Realidade Virtual. Referenciamos livros como ‘Androids Dream of Electric Sheep?’, ‘Better than life’, ‘Matrix’ e o quadrinho ‘Heavy Metal’, mas todas as nossas conversas nos levaram a caminhos bastante sombrios e distópicos. Aparentemente, eu estava ansioso para direcionar a música para algo positivo, e a ideia de escapismo quando estávamos todos tão presos fazia muito sentido na época.”, expôs Smith, um dos seus integrantes, em seu Instagram.

Veja também:

COLDPLAY: “BIUTYFUL” GANHA CLIPE

CALVIN HARRIS ANUNCIA NOVO SINGLE “FIQUE COMIGO”

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. relembre os principais …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.