Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia acusa Ucrânia de “mentiras descaradas” sobre discriminação na Crimeia e voo da Malaysian Airlines

Placeholder - loading - Visão geral da Corte Internacional de Justiça em Haia, Holanda 11/12/2019 REUTERS/Yves Herman
Visão geral da Corte Internacional de Justiça em Haia, Holanda 11/12/2019 REUTERS/Yves Herman

Publicada em  

HAIA (Reuters) - A Rússia negou nesta quinta-feira acusações ucranianas de que teria apoiado separatistas pró-russos no leste da Ucrânia em 2014 e que estaria discriminando tártaros e ucranianos na Crimeia, acusando Kiev de “mentiras descaradas” no principal tribunal da ONU.

A Ucrânia havia pedido que o Tribunal Internacional de Justiça (ICJ, na sigla em inglês), sediado em Haia, ordenasse a Rússia a interromper supostas discriminações contra o grupo étnico tártaro na Crimeia, península ucraniana ocupada pela Rússia desde 2014.

“A Ucrânia está constantemente recorrendo a mentiras descaradas e acusações falsas contra a Federação Russa”, disse o embaixador russo na Holanda, Alexander Shulgin, no segundo dia de audiências no Tribunal Internacional.

No mesmo caso, Kiev também acusa Moscou de violar um tratado anti-terrorismo da ONU ao equipar e financiar forças pró-russos, incluindo milícias que teriam derrubado o voo MH17 da Malaysian Airlines, matando todos os 298 passageiros e tripulantes em 2014.

No último novembro, um tribunal holandês condenou dois russos e um separatista ucraniano à revelia e os sentenciou à prisão perpétua. Concluiu que a Rússia tinha “controle geral” sobre as forças separatistas.

A Rússia rejeitou o que chamou de decisão “escandalosa” do tribunal holandês. Nesta quinta-feira, o vice-embaixador da Rússia na ONU, Gennady Kuzmin, disse ao Tribunal que o julgamento holandês foi enviesado contra forças separatistas na região de Donetsk.

(Reportagem de Stephanie van den Berg)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia acusa ucrania de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.