Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Saiba como evitar maiores transtornos por causa do fim do horário de verão

O término do horário de versão é neste fim de semana.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Saiba como evitar maiores transtornos por causa do fim do horário de verão"

Publicada em  

Quem vive nos estados onde os relógios tiveram de ser adiantados há pouco mais de três meses, deve agora fazer o contrário, atrasando os ponteiros em uma hora à meia-noite de domingo.

Apesar de parecer uma mudança pequena, ela pode afetar no funcionamento do organismo, impactando o nosso bem-estar e saúde. "As pessoas pensam que vão ganhar uma hora, acabam ficando acordadas uma hora a mais e perdem o controle do horário de ir dormir. Acabam dormindo menos de sábado para domingo e de domingo para segunda-feira", explica o médico John Araujo, professor titular de Cronobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O sono tem um "efeito reparador" para o nosso corpo, principalmente para o cérebro. Portanto, o acúmulo de deficit de sono tem "os mesmos efeitos de estar embriagado", diz Araujo. "Afeta nossa capacidade de atenção e concentração, reflexos e destreza motora e aumenta a chance de haver acidentes".

Felizmente, é mais fácil se acostumar ao fim do horário de verão do que ao começo dele. Segundo a neurologista Andrea Barcelar, presidente da Associação Brasileira do Sono, o mesmo acontece quando viajamos. " É mais simples se acostumar com um novo fuso horário e dormir mais tarde quando vamos para oeste, rumo aos Estados Unidos, por exemplo, do que dormir mais cedo quando vamos para o leste, na direção da Europa".

Mas se você costuma sentir incômodo com a troca de horários, algumas dicas podem ajudar:

Não programe muitas coisas à noite no fim de semana e, se possível, escureça a casa. "A claridade inibe o sono. Se você estimular um sono precoce, vai estar mais desperto na segunda-feira", diz Araujo.

A televisão, o computador e o celular devem ser evitados, porque a luz azul na retina atrasa a produção de melatonina, o hormônio do sono.

Evite atividade física à noite, já que se exercitar ativa o sistema nervoso central, o que nos deixa excitados e dificulta dormir mais cedo.

Adiante também em uma hora a última refeição, que não deve ser pesada e feita no máximo duas horas antes de deitar para não ir dormir com o estômago cheio demais.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. saiba como evitar maiores …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.