alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Saiba se você tem inteligência emocional segundo estudo

    Para identificar se uma pessoa tem inteligência emocional, basta observar como essa pessoa se comporta em um ambiente social.

    Placeholder - loading - news single img
    Rostos com emoção (Foto: Shutterstock)

    221

    Publicada em  

    A inteligência emocional é classificada como um conceito na Psicologia e pode ser identificada através do comportamento de cada pessoa frente a um ambiente social. Segundo Charles Darwin, essa característica, inclusive, é essencial para a sobrevivência.

    Para auxiliar na identificação da inteligência emocional em você e nos outros, um estudo listou quatro sinais principais que podem facilitar:

    1. Refletir sobre as suas reações

    Pessoas que tem pouca capacidade de identificar suas próprias emoções podem reagir mal a uma situação difícil. Se o indivíduo souber lidar com os seus próprios sentimentos, ela tende a se dar um tempo para pensar nas boas e nas más consequências de suas ações antes de agir de maneira precipitada.

    2. Visualizar situações como desafios

    Ser capaz de reconhecer suas emoções negativas e utilizá-las para se motivar positivamente é um sinal de alta inteligência emocional. Ou seja, ser capaz de se adaptar à diversas situações.

    Alguém com problemas emocionais pode acabar remoendo a perda de seu emprego, por exemplo, reforçando ideias negativas sobre si próprio que podem desencadear uma depressão.

    3. Capacidade de modificar as emoções

    Por exemplo, ao analisar uma pessoa que sofra de ansiedade, é possível ver que a doença, em seus níveis médios, pode aprimorar o desempenho do foco e ajudar na motivação. Entretanto, um aumento desses níveis pode frear completamente o desenvolvimento individual. É preciso, então, encontrar um ponto em que a ansiedade se torne estável.

    A moderação é a palavra-chave para cuidar das próprias emoções.

    4. Se colocar na situação do outro

    Apesar de parecer clichê, ser empático pela situação que o outro está passando é um dos principais sinais de que o indivíduo sabe compreender emoções.

    Em um relacionamento amoroso, por exemplo, é necessário que pelo menos um dos envolvidos possua inteligência emocional para motivar o outro a dar o seu melhor.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. saiba se voce tem …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.