São Paulo anuncia ampliação do ensino técnico nas escolas estaduais
Objetivo é chegar a 231 mil alunos matriculados na modalidade em 2026
Redação, com informações da Agência SP
14/11/2025
O Governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (13), em evento no Palácio dos Bandeirantes, a expansão do Ensino Médio Técnico nas escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Atualmente, a rede estadual conta com 124 mil estudantes matriculados na modalidade. O objetivo é aumentar o número para 231 mil no próximo ano.
Considerando também os estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza, a expectativa do Estado é chegar a 321 mil jovens matriculados na educação profissional, atingindo 40% dos alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
Na rede estadual de ensino, os alunos têm a formação técnica profissional de quatro formas:
- Com professores contratados pela Seduc-SP, nas próprias escolas;
- Com professores das Etecs, com aulas que acontecem também nas escolas estaduais;
- Com aulas que acontecem nas unidades do Senai (em períodos ou dias da semana opostos às aulas regulares nas escolas estaduais);
- Com aulas que acontecem nas unidades do Senac (assim como no Senai).
São 11 os cursos oferecidos dentro das próprias escolas estaduais, por professores da Seduc-SP e do Centro Paula Souza: administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, eletrônica, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística, meio ambiente e vendas. Contando com os cursos oferecidos pelo Senai e Senac, são 60 formações diferentes à disposição dos estudantes da rede.
Redação, com informações da Agência SP

