Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Segundo pesquisa, muitos brasileiros sofrem de problemas mentais

O Brasil é, inclusive, o país com maior número de ansiosos.

Placeholder - loading - Pessoa triste (Foto: Banco de Imagens)
Pessoa triste (Foto: Banco de Imagens)

Publicada em  

Segundo dados de uma pesquisa feita no site da Vittude, plataforma online sobre saúde mental, 86% dos respondentes sofrem com algum tipo de problema mental, sendo a ansiedade e a depressão os mais comuns. O Brasil é, inclusive, o país com maior número de ansiosos, 9,3% da população. No mundo, esse transtorno atinge 260 milhões de pessoas.

Para a psicóloga Heloísa Caiuby, os números são alarmantes e são reflexo da realidade em que vivemos. “O mundo está muito difícil, rápido e cheio de mudanças. Muitas vezes não temos tempo sequer de assimilar uma mudança e já vem outra. Isso causa uma angústia tremenda porque as pessoas não conseguem dar conta”, explica a especialista.

O levantamento feito pela Vittude confirma a fala da psicóloga. Segundo ele, 37% das pessoas estão com estresse extremamente severo; 59% estão em estado extremamente severo de depressão e 63% estão com ansiedade extremamente severa. Os dados consideram os sentimentos vividos nos sete dias que antecederam a pesquisa e considerou a resposta de 492.790 pessoas, entre outubro de 2016 e abril de 2019.

Definições

Nos últimos anos, a depressão e a ansiedade vêm ganhando um maior destaque. No mês que vem, inclusive, acontece a campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo. Iniciada em 2015, ela é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação de Psiquiatria (ABP).

Apesar das doenças estarem sendo tratadas com maior clareza e menos tabu, muitas pessoas não conhecem os sintomas e acabam não sendo diagnosticadas. Por isso, o Ministério da Saúde traz uma definição bastante simples de cada uma.

A depressão é caracterizada pela tristeza profunda, falta de ânimo, pessimismo e baixa autoestima. O transtorno pode ainda tirar o prazer de atividades que antes eram prazerosas, provocar oscilações de humor e levar a pensamentos suicidas. Manifestações físicas também podem acontecer, com dor de cabeça insistente, insônia frequente e perda de apetite.

Já o transtorno de ansiedade é caracterizado por preocupações e medos desproporcionais e um sentimento de tensão constante. Manifestações físicas, como sudorese, palpitação, insônia, tremores, boca seca, dor de cabeça e tontura, também podem ocorrer.

Quando e como buscar ajuda

Nos dois transtornos é preciso dar atenção para a duração e intensidade dos sintomas. “Quando você está se sentindo triste ou frustrado e passear no parque é o suficiente para te fazer melhorar, é apenas um episódio. Mas quando os sentimentos duram muito tempo e são intensos a ponto de piorar a qualidade de vida, prejudicar o convívio social e afetar a saúde física, é um sinal amarelo, explica Heloísa.

Quando isso acontece, é um indicativo de que a pessoa não está conseguindo equilibrar a situação sozinha. Por isso, é essencial buscar ajuda de um profissional de saúde capacitado, afirma a psicóloga.

Sobre os tratamentos alternativos, sem qualquer comprovação científica, a especialista alerta que eles podem ajudar temporariamente, mas, no geral, prejudicam o paciente e podem, até mesmo, agravar a situação.

Profissionais capacitados podem ser encontrados através do plano de saúde, ou por meio de indicações de amigos e familiares. Caso não tenha, a rede pública oferece tratamento para os transtornos e muitos profissionais têm a opção de atender de forma particular.

Prevenção

Para evitar a ocorrência dos distúrbios, gerenciar o estresse é fundamental. Ler, aprender coisas novas, ter hobbies e se divertir ajudam a manter a mente ativa e longe de pensamentos negativos e preocupações. Praticar atividade física também é importante: estudos atestam que elas incentivam a liberação de hormônios e outras substâncias importantes para a manutenção do humor.

Pesquisas recentes atestam que cuidar da alimentação também pode influenciar no humor. Portanto, vale experimentar uma dieta inspirada nos mediterrâneos, rica em azeite de oliva, peixes, frutas, verduras e oleaginosas. As gorduras presentes nesses alimentos estão associadas à maior proteção e conservação das redes de neurônios.

Tratamento

Os distúrbios podem durar de semanas até anos. Uma vez que o indivíduo experimente uma crise, aumenta o risco de enfrentar um episódio semelhante outra vez na vida.

Para enfrenta-los, existem diversos tipos de medicamentos, que ajudam a regular a química cerebral. O acompanhamento psicológico também é importante, uma vez que busca as causas para o problema e como ele pode ser solucionado.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia Air Europa traz moderno Boeing 787 Dreamliner na rota de Salvador a Madri

Air Europa traz moderno Boeing 787 Dreamliner na rota de Salvador a Madri

A companhia aérea Air Europa retomará suas atividades na capital baiana a partir do dia 21 de dezembro. Os voos têm previsão de decolagem sempre às quartas e sextas-feiras, embarcando os passageiros no moderno Boeing 787 Dreamliner, considerado um dos mais eficientes equipamentos à disposição no mercado.

A Vinci, operadora do Aeroporto Internacional de Salvador - Dep. Luís Eduardo Magalhães, comemora a volta da parceria com a companhia espanhola, após o hiato ocasionado pela pandemia do Covid-19. “Madri é uma das cidades mais emblemáticas da Europa e a retomada do voo tornará mais fácil para nossos passageiros voar para o continente. Estamos muito animados com a volta do voo da Air Europa, que atenderá a uma demanda crescente do turismo receptivo à cidade de Salvador, tanto para passageiros quanto para cargas”, disse David Thompson, diretor comercial do Aeroporto de Salvador.

Modernidade

O novo avião da Air Europa é o mais sustentável disponível no mercado atualmente. Entre suas vantagens, destacam-se a redução em 60% do impacto sonoro emitido, além da redução de 20% de consumo de combustível. A aeronave não impacta apenas na sustentabilidade, mas também no conforto oferecido ao passageiro, com uma nova classe executiva e entretenimento individual na classe econômica. Os passageiros poderão contar, ainda, com serviço wi-fi, com diferentes opções, de acordo com o volume de navegação necessária, streaming, além de um completo e variado entretenimento audiovisual.

3 H
Placeholder - loading - Imagem da notícia As 5 capas de álbum mais icônicas da história

As 5 capas de álbum mais icônicas da história

Uma boa identidade visual tem a função de atribuir significado e sentido para aquilo que nossos ídolos querem transmitir através de suas canções. Como música é uma arte de muitas camadas e facetas, o que está estampado nas capas de álbuns é essencial para nos aprofundarmos ainda mais nas composições alheias. Por isso, a Antena 1 decidiu explorar algumas das capas que mais se destacaram na indústria da música.

Confira:

Breakfast in America – Supertramp

O sexto álbum de estúdio da banda de rock inglesa, Supertramp, foi lançado em 1979. A arte da capa foi desenvolvida pelos artistas Mike Doud e Mick Haggerty, e desenvolvida pelo próprio grupo. A ideia era representar todas as mudanças e dificuldades pelas quais os membros estavam passando por se mudar da Inglaterra para os Estados Unidos.

[music-item artistSlug=supertramp musicSlug=goodbye-stranger]

O design representa diversos monumentos de Manhattan como se fossem parte de uma mesa de café da manhã. Um exemplo disso é a própria garçonete que veste um uniforme amarelo mostarda, a mulher representa a Estátua da Liberdade.

Com um ar cômico e muito criativo, a capa ficou extremamente reconhecida. Logo, no 22º Grammy Awards em 1980, “Breakfast in America” ganhou dois prêmios de Melhor Pacote de Álbum e Melhor Gravação Não Clássica

Alladin Sane – David Bowie

O sexto álbum de estúdio do músico inglês, David Bowie foi divulgado em 1973, e até hoje é um grande marco na história da música. A arte é um dos grandes símbolos que marcaram a carreira do camaleão, e foi desenvolvida por Brian Duffy.

Com grande influência dos Rolling Stones em suas músicas, o álbum apresenta um novo personagem do artista, Alladin Sane. O nome é um trocadilho com "A Lad Insane" (um rapaz insano, em tradução livre), que Bowie descreveu como "Ziggy Stardust vai para a América". O britânico já tinha um grande e conhecidíssimo personagem que virou o pseudônimo do artista, Ziggy Stardust – ele foi a persona de palco de Bowie durante 1972 e 1973.

A arte da capa, fotografada por Brian Duffy, foi a capa mais cara já feita na época. Mostra um raio no rosto de Bowie e representa a dupla personalidade do personagem Aladdin Sane, além os sentimentos mistos que Bowie tinha sobre suas turnês e o estrelato. É considerada uma de suas imagens mais icônicas da indústria.

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – The Beatles

Os Beatles possuem diversas capas revolucionárias, porém a do álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” é icônica demais e tem muitos significados escondidos. O disco foi divulgado em 1967 e a arte desenvolvida por Paul McCartney, Peter Blake, Jann Haworth e Robert Fraser.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. segundo pesquisa muitos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.