Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Senadores protocolam pedido de CPI sobre gestão da Saúde durante pandemia e crise em Manaus

Placeholder - loading - Plenário do Senado 22/10/2019 REUTERS/Adriano Machado
Plenário do Senado 22/10/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O líder da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues (AP), apresentou requerimento nesta quinta-feira pedindo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa para apurar as falhas na gestão do governo federal na área da saúde durante a pandemia de Covid-19 e a crise da falta de oxigênio em hospitais do Amazonas no início do ano.

A CPI pode trazer desgaste ao governo do presidente Jair Bolsonaro, já que tem a prerrogativa de convocar pessoas para depoimentos, requisitar informações, documentos e determinar diligências. Mas para ser instalada de fato ainda há um caminho a ser percorrido.

Segundo a assessoria do parlamentar, já foram obtidas as assinaturas necessárias para a criação da CPI --são exigidas ao menos 27 dentre os 81 senadores. Se instalada, a comissão será formada por 11 titulares e 7 suplentes. Essas assinaturas, físicas e digitais, precisarão ser conferidas pela Secretaria-Geral do Senado.

Uma vez confirmado o apoio de no mínimo 27 senadores, o pedido é encaminhado ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que precisa ler o requerimento em plenário. A partir desse ato, passa a correr o prazo para eventual retirada de assinaturas, até a meia-noite deste dia. Mantido o apoio, passa-se à fase de instalação da CPI, a ser determinada também pelo presidente do Senado.

'O governo federal tem, sistematicamente, violado os direitos fundamentais básicos de toda a população brasileira à vida e à saúde', justifica o pedido de abertura da CPI.

'De modo irresponsável o governo federal sistematicamente deixou de seguir as orientações científicas de autoridades sanitárias de caráter mundial', segue o documento, que lembra, ainda as saídas de Luiz Mandetta e Nelson Teich do cargo de ministro da Saúde por não seguirem as 'crenças' e 'quimeras' de Bolsonaro para conduzir as políticas públicas de saúde.

O requerimento relata a postura de Bolsonaro contrária às medidas adotadas por Estados municípios para diminuir o ritmo de propagação do vírus, e as diversas ocasiões em que se recusou a utilizar a máscara de proteção.

Lembra ainda da defesa de Bolsonaro e de integrantes do governo do que ficou conhecido como 'tratamento' precoce com antimaláricos e outros medicamentos sem eficácia cientificamente comprovada contra a Covid-19. O pedido também cita que Bolsonaro desmereceu a importância da vacinação. O presidente chegou a declarar que não irá se vacinar.

O pedido argumenta que, enquanto cientistas no mundo inteiro buscavam uma forma de imunização, o governo federal ofereceu um 'obstáculo' ao 'desacreditar e retardar, por pura disputa ideológica e política, a vacina CoronaVac simplesmente porque ela foi desenvolvida por uma empresa chinesa em pareceria com o Instituto Butantan', referindo-se à instituição vinculada ao governo do Estado de São Paulo, comandado por João Doria (PSDB), desafeto político de Bolsonaro.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. senadores protocolam pedido …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.