Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Sobe para 41 total de mortos por ciclone no RS; 25 pessoas estão desaparecidas

Sobe para 41 total de mortos por ciclone no RS; 25 pessoas estão desaparecidas

Reuters

07/09/2023

Placeholder - loading - Casas destruídas por ciclone extratropical em Muçum, no Rio Grande do Sul 06/07/2023 REUTERS/Diego Vara
Casas destruídas por ciclone extratropical em Muçum, no Rio Grande do Sul 06/07/2023 REUTERS/Diego Vara

Atualizada em  07/09/2023

(Reuters) - O número de mortos em decorrência da passagem de um ciclone extratropical que provocou chuvas intensas e causou alagamentos e destruições no Rio Grande do Sul subiu para 41 nesta quinta-feira, informou o governo estadual, acrescentando que 25 pessoas permanecem desaparecidas.

Nove desaparecidos são da cidade de Muçum, que concentra o maior número de vítimas fatais em decorrência da tragédia ocorrida entre segunda e terça-feira, com 15 mortos. Há ainda 8 desaparecidos em Arroio do Meio e 8 em Lajeado.

No total, 83 municípios gaúchos foram afetados pelas chuvas causadas pelo ciclone, que deixaram mais de 2.944 desabrigados e 7.607 desalojados ao transformar ruas em verdadeiros rios.

O governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), decretou estado de calamidade pública e cancelou todos os desfiles de 7 de Setembro que ocorreriam nesta quinta-feira no Estado, em decorrência da tragédia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acompanhou o 7 de Setembro em Brasília, colocou o governo federal à disposição dos gaúchos e enviou ministros ao Rio Grande do Sul para acompanhar os trabalhos.

Além das vítimas no Rio Grande do Sul, uma pessoa morreu em Santa Catarina quando uma árvore caiu sobre o carro em que estava no município de Jupiá. As rajadas de vento no Estado passaram de 110km/h em decorrência do ciclone.

Em junho, 16 pessoas morreram no Rio Grande do Sul também em decorrência da passagem de um ciclone extratropical pelo Estado. No início do ano, o Estado enfrentou uma das secas mais severas de sua história, que atingiu centenas de municípios gaúchos.

ALERTA DE CHUVAS

Na tarde desta quinta-feira, a Sala de Situação do governo do Estado do Rio Grande do Sul, coordenada pela Defesa Civil e pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), manteve o alerta meteorológico para chuva intensa em grande parte do estado. Havia ainda risco de vento forte e de queda de granizo em alguns pontos.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.