Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Startup cria teste capaz de diagnosticar o autismo em crianças

No Brasil, 1 em cada 59 crianças tem o transtorno, que costuma ter um diagnóstico complicado.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Startup cria teste capaz de diagnosticar o autismo em crianças"

Publicada em  

Apesar de apresentar sintomas, como dificuldade de comunicação, comportamentos repetitivos e falta de atenção, crianças com autismo podem demorar para serem diagnosticadas. O diagnóstico do transtorno é geralmente feito de forma clínica.

Pioneira no Brasil, a Tismoo é uma startup que oferece o serviço de análises genéticas e de medicina personalizada especializada no autismo.

A empresa oferece três tipos de testes genéticos capazes de diagnosticar a síndrome. O primeiro tipo, chamado T-Gen, mapeia todos os genes do indivíduo e mostra o genoma completo do paciente, e custa 22.050 reais.

O segundo, conhecido como T-Exom, faz o sequenciamento de cerca de 2 por cento do genoma, das áreas que a ciência já tem conhecimento que pode apresentar alterações, custando 8.350 reais.

Já o terceiro, chamado de T-Array, custa 4.157 reais. É um exame que entrega uma análise de nível cromossômico do indivíduo.

Segundo a bióloga Graciela Pignatari, co-fundadora da Tismoo, existem 1.019 genes relacionados ao autismo. É por isso que as crianças com autismo são tão singulares. “Existe uma diversidade muito grande, elas não têm uma característica facial ou motora que a gente consiga reconhecer”.

Desta forma, a Tismoo tenta facilitar o processo do diagnóstico para médicos e pais. “Essa trajetória do diagnóstico costuma ser árdua e longa”, diz Graciela.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. startup cria teste capaz de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.