Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Taiwan afasta barco da guarda costeira chinesa; tensões aumentam na linha de frente da ilha

Placeholder - loading - Ministra de Taiwan Kuan Bi-ling em Taipé  20/2/2024    REUTERS/Ann Wang
Ministra de Taiwan Kuan Bi-ling em Taipé 20/2/2024 REUTERS/Ann Wang

Publicada em  

Por Yimou Lee e Ben Blanchard

TAIPÉ (Reuters) - Taiwan afastou na terça-feira um barco da guarda costeira chinesa que entrou em águas próximas às suas sensíveis ilhas da linha de frente, em um aumento das tensões um dia depois que a guarda costeira da China abordou um barco turístico taiwanês que, segundo uma ministra de Taiwan, provocou 'pânico'.

Um barco da guarda costeira chinesa, com o número 8029, entrou nas águas de Taiwan perto de Kinmen na manhã de terça-feira, disse a guarda costeira de Taiwan em um comunicado, acrescentando que enviou um barco e usou rádio e transmissão para afastar a embarcação chinesa, que deixou a área uma hora depois.

A guarda costeira de Taiwan afirmou que continuará a usar radares, vigilância e patrulhas para garantir a 'harmonia e segurança' perto das águas das ilhas Kinmen, controladas por Taiwan, que ficam próximas à costa da China.

Taiwan, que a China reivindica como seu próprio território apesar da rejeição da ilha, tem desconfiado dos esforços de Pequim para aumentar a pressão sobre Taipé após a eleição, no mês passado, de Lai Ching-te como presidente, um homem que Pequim vê como um perigoso separatista.

A China anunciou no domingo que sua guarda costeira iniciaria patrulhas regulares e estabeleceria atividades de segurança ao redor das ilhas Kinmen, após a morte de dois cidadãos chineses que fugiam da guarda costeira de Taiwan, tendo entrado em águas restritas muito perto de Kinmen.

Seis oficiais da guarda costeira chinesa abordaram na segunda-feira um barco turístico taiwanês com 11 tripulantes e 23 passageiros para verificar seu plano de rota, certificado e licenças de tripulação, saindo cerca de meia hora depois, disse a guarda costeira de Taiwan.

'Achamos que isso abalou os sentimentos de nosso povo e provocou pânico nas pessoas. Isso também não estava de acordo com os interesses das pessoas do outro lado do estreito', disse Kuan Bi-ling, chefe do Conselho de Assuntos Oceânicos de Taiwan, a repórteres nos bastidores do Parlamento em Taipé na terça-feira.

A guarda costeira da China, que não tem detalhes de contato disponíveis publicamente, ainda não fez comentários. O Escritório de Assuntos de Taiwan da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Kuan disse que é comum que barcos turísticos chineses e taiwaneses entrem acidentalmente nas águas do outro lado.

'Barcos como esses não são ilegais de forma alguma', declarou ela.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. taiwan afasta barco da guarda …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.