Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Tempestades em Gaza causam inundações e mais sofrimento em acampamentos de barracas

Tempestades em Gaza causam inundações e mais sofrimento em acampamentos de barracas

Reuters

19/11/2025

Placeholder - loading - Palestinos em abrigo improvisado na Cidade de Gaza  11/11/2025   REUTERS/Dawoud Abu Alkas
Palestinos em abrigo improvisado na Cidade de Gaza 11/11/2025 REUTERS/Dawoud Abu Alkas

Por Haseeb Alwazeer e Nidal al-Mughrabi

(Reuters) - Amontoados em acampamentos de barracas frágeis e encostados à beira-mar, os habitantes de Gaza foram inundados por fortes chuvas e tempestades nos últimos dias, destruindo alguns abrigos, encharcando colchões e cobertores e trazendo novo sofrimento, mesmo após um cessar-fogo.

O governo de Gaza, comandado pelo Hamas, estimou as perdas causadas pelas tempestades em cerca de US$4,5 milhões, incluindo 22.000 barracas, alimentos e medicamentos estragados e danos à infraestrutura, enquanto grupos de ajuda local afirmam que 300.000 novas barracas são necessárias com urgência.

Quase todos os habitantes de Gaza foram forçados a deixar suas casas durante mais de dois anos de ataque de Israel ao minúsculo enclave lotado, desencadeado pelo ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, e muitos agora vivem em barracas e outros abrigos básicos.

SALVANDO PERTENCES DA ÁGUA

Para Abu Mohammed al-Qarra, a chuva e o frio têm sido devastadores, com a água entrando na barraca de sua família em uma praia a apenas 20 metros das ondas, encharcando seus pertences e forçando-os a passar uma noite movendo freneticamente suas coisas.

'Não há calor, nem nada. Estou acordado desde as cinco da manhã, e (agora) estou na casa dos meus vizinhos porque quero (descansar) e esquecer o frio e as coisas que estamos sofrendo', disse ele.

A família al-Qarra foi parar na área do acampamento de al-Mawasi, no sul de Gaza, na primavera, depois que uma trégua anterior foi rompida e os militares israelenses disseram aos civis para irem para lá, mas tiveram dificuldade para encontrar espaço para uma barraca.

Por fim, eles se estabeleceram em um local próximo ao mar, protegido das ondas apenas por um pequeno muro de areia mantido pelas famílias que vivem nessa área.

'Estávamos lá no meio da noite, mexendo e tirando nossas roupas, que ficaram molhadas, e nossos colchões e travesseiros. Tudo', contou ele.

O chefe do escritório de mídia do governo de Gaza, Ismail al-Thawabta, disse que a inundação destruiu mais de 22.000 barracas, além de lonas, colchões e equipamentos de cozinha. Os abrigos de emergência também desabaram em algumas áreas, transformando os acampamentos em poças de água e lama, segundo ele.

Outros danos de alto custo também envolvem sistemas de água e saneamento, incluindo linhas de água temporárias e fossas de esgoto, bem como pequenas instalações solares que fornecem quase toda a eletricidade da qual os habitantes de Gaza dependem.

(Reportagem de Haseeb Alwazeer em Gaza e Nidal al-Mughrabi no Cairo)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.