Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tomar aspirina todos os dias pode causar problema para os idosos

Apesar de muito indicada para quem já sofreu com derrame ou ataque cardíaco, um novo estudo contraindica a automedicação.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Tomar aspirina todos os dias pode causar problema para os idosos"

Publicada em  

Um novo estudo feito nos Estados Unidos e na Austrália não recomenda que idosos saudáveis tomem uma aspirina por dia, como muitas vezes é indicado para pessoas já sofreram um ataque cardíaco ou derrame.

No entanto, algumas pessoas saudáveis tomam o medicamento para diminuir as chances de ataque cardíaco ou derrame – e, além disso, algumas pesquisas estudam o uso da aspirina para reduzir também o risco de câncer.

Mesmo assim, o novo estudo não encontrou benefícios para pessoas saudáveis ??com mais de 70 anos tomarem diariamente aspirina. Pelo contrário, o medicamento aumentou o risco de hemorragias, os sangramentos internos que podem levar à morte.

No estudo, participaram quase 20 mil americanos e australianos, todos com mais de 70 anos e em boas condições de saúde, sem histórico de problemas cardíacos. Metade deles recebeu uma dose diária de aspirina por cinco anos.

Três relatórios publicados na revista científica New England Journal of Medicine mostraram que o uso do medicamento não reduziu o risco de problemas cardíacos ou proporcionou algum outro benefício.

A pesquisa ainda diz que nessas pessoas o uso da aspirina aumentou o número de grandes hemorragias estomacais.

Especialistas descreveram os resultados como muito importantes e alertaram contra a automedicação com a droga.

A maioria das pesquisas sobre os benefícios da aspirina é realizada em pessoas na meia-idade e há evidências crescentes de que os perigos aumentam à medida que envelhecemos.

"Isso significa que milhões de idosos saudáveis ??em todo o mundo que estão tomando aspirina em doses baixas sem uma razão médica podem estar fazendo isso desnecessariamente, porque o estudo não mostrou nenhum benefício geral para compensar o risco de sangramento", diz o pesquisador John McNeil, da Universidade Monash.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tomar aspirina todos os dias …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.