Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tratamento com probióticos pode ser ineficaz, concluiu estudo

Testes foram feitos com crianças que apresentavam sintomas como náuseas, vômitos, diarréia e desidratação, dores de estômago e cólicas.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Tratamento com probióticos pode ser ineficaz, concluiu estudo"

Publicada em  

Os probióticos, as bactérias benéficas que vivem em nosso trato digestivo, são amplamente utilizados para tratar gastroenterites, uma inflamação do estômago e dos intestinos geralmente causada por um vírus ou bactéria. Mas um ensaio clínico randomizado descobriu que o tratamento é ineficaz.

Pesquisadores estudaram 971 crianças de 3 meses a 4 anos de idade que chegaram em salas de emergência com sintomas típicos da doença - náuseas, vômitos, diarréia e desidratação, dores de estômago e cólicas. Eles foram aleatoriamente designados para tomar, durante cinco dias, o Lactobacillus rhamnosus, um probiótico comumente estudado, ou um placebo.

Os pesquisadores acompanharam a duração e gravidade dos sintomas por duas semanas. Episódios de vômitos e diarréia diminuíram dia a dia na mesma proporção em ambos os grupos até que quase todos se recuperaram.

O estudo foi publicado no New England Journal of Medicine, juntamente com um estudo mostrando resultados semelhantes com uma combinação probiótica diferente em um ensaio clínico no Canadá.

"Nós olhamos para a duração e gravidade dos sintomas, jovens versus velhos, crianças com antibióticos ou não, crianças que tinham um vírus ou uma bactéria ou nenhuma causa mensurável", disse o principal autor, Dr. David Schnadower, professor de pediatria em Cincinnati Children's Hospital. "Toda vez, o resultado foi o mesmo: nenhum efeito".

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tratamento com probioticos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.