alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Tratamento com probióticos pode ser ineficaz, concluiu estudo

    Testes foram feitos com crianças que apresentavam sintomas como náuseas, vômitos, diarréia e desidratação, dores de estômago e cólicas.

    Placeholder - loading - news single img

    1586

    Publicada em  

    Os probióticos, as bactérias benéficas que vivem em nosso trato digestivo, são amplamente utilizados para tratar gastroenterites, uma inflamação do estômago e dos intestinos geralmente causada por um vírus ou bactéria. Mas um ensaio clínico randomizado descobriu que o tratamento é ineficaz.

    Pesquisadores estudaram 971 crianças de 3 meses a 4 anos de idade que chegaram em salas de emergência com sintomas típicos da doença - náuseas, vômitos, diarréia e desidratação, dores de estômago e cólicas. Eles foram aleatoriamente designados para tomar, durante cinco dias, o Lactobacillus rhamnosus, um probiótico comumente estudado, ou um placebo.

    Os pesquisadores acompanharam a duração e gravidade dos sintomas por duas semanas. Episódios de vômitos e diarréia diminuíram dia a dia na mesma proporção em ambos os grupos até que quase todos se recuperaram.

    O estudo foi publicado no New England Journal of Medicine, juntamente com um estudo mostrando resultados semelhantes com uma combinação probiótica diferente em um ensaio clínico no Canadá.

    "Nós olhamos para a duração e gravidade dos sintomas, jovens versus velhos, crianças com antibióticos ou não, crianças que tinham um vírus ou uma bactéria ou nenhuma causa mensurável", disse o principal autor, Dr. David Schnadower, professor de pediatria em Cincinnati Children's Hospital. "Toda vez, o resultado foi o mesmo: nenhum efeito".

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. tratamento com probioticos …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.