Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Tufão Doksuri atinge China, destrói linhas de energia e arranca árvores

Tufão Doksuri atinge China, destrói linhas de energia e arranca árvores

Reuters

28/07/2023

Placeholder - loading - Filipinas é atingida pelo tufão Doksuri  28/7/2023   REUTERS/Eloisa Lopez
Filipinas é atingida pelo tufão Doksuri 28/7/2023 REUTERS/Eloisa Lopez

Por Bernard Orr e Yimou Lee

PEQUIM/TAIPÉ, 28 Jul (Reuters) - O tufão Doksuri varreu o sul da China nesta sexta-feira, provocando fortes chuvas e violentas rajadas de vento que atingiram linhas de energia e provocaram incêndios, além de arrancar árvores e parte da cobertura de um estádio.

O tufão é o mais poderoso a atingir a China este ano e o segundo mais forte na província de Fujian, no sudeste, desde o tufão Meranti em 2016, forçando o fechamento de escolas, empresas e a retirada de trabalhadores de campos offshore de petróleo e gás, disse a mídia estatal.

Doksuri afetou mais de 724.600 pessoas, com 124.400 pessoas sendo retiradas e reassentadas, e causou perdas econômicas diretas de 52,27 milhões de iuanes (7,30 milhões de dólares), informou a mídia.

Na cidade portuária de Quanzhou, em Fujian, 39 pessoas sofreram ferimentos leves e mais de 500.000 residências ficaram sem energia.

O teto retrátil de um estádio no centro de Quanzhou foi destruído pelo vento, fazendo vidro e metal voarem.

A velocidade do vento de Doksuri foi reduzida para tempestade tropical severa, mas ainda se espera que chuvas torrenciais atinjam províncias do interior, como Anhui, que cultiva milho, arroz, soja e algodão.

A previsão é que enormes faixas de chuva cheguem ao norte de Pequim no domingo ou na segunda-feira.

Não houve relatos imediatos de mortes. Em 2016, pelo menos 11 pessoas morreram quando o Meranti atingiu a costa perto da cidade portuária de Xiamen, ao sul de Quanzhou.

'Toda Xiamen não foi trabalhar esta manhã', disse um morador de sobrenome Zhuang.

'Não há carros nas estradas, e fábricas e shoppings estão fechados. Acho que as pessoas estão com medo depois de Meranti.'

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.