Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ucrânia e EUA revisarão questões relativas a terras e usina nuclear em conversas nesta quarta

Ucrânia e EUA revisarão questões relativas a terras e usina nuclear em conversas nesta quarta

Reuters

07/01/2026

Placeholder - loading - Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, durante visita ao Chipre 07/01/2026 Petros Karadjias/Pool via REUTERS
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, durante visita ao Chipre 07/01/2026 Petros Karadjias/Pool via REUTERS

Por Dan Peleschuk e Yuliia Dysa

KIEV, 7 Jan (Reuters) - Negociadores ⁠dos Estados Unidos e da Ucrânia revisarão questões espinhosas sobre o território ucraniano e o destino da usina nuclear de Zaporizhzhia, atualmente ocupada, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, nesta quarta-feira, nos pontos mais problemáticos nas negociações de paz para acabar com a guerra com a Rússia.

Kiev está sob pressão dos EUA para garantir a paz no conflito de quase quatro anos, mas está resistindo às exigências russas de ceder a região oriental de Donetsk e abrir mão do controle da maior instalação nuclear da Europa.

As delegações estão em Paris para ​um terceiro dia de conversações entre os aliados de ⁠Kiev ⁠sobre a paz e as garantias de segurança para a Ucrânia no caso de um cessar-fogo com a Rússia, que tem sido fria no processo apoiado pelos EUA.

'Esperamos, em particular, que as questões mais difíceis da estrutura básica para acabar com a guerra sejam discutidas -- ou seja, questões relacionadas à Usina Nuclear de Zaporizhzhia ‌e aos territórios', escreveu Zelenskiy no X, anunciando uma terceira sessão com a equipe ​dos EUA em dois dias.

Ele acrescentou que havia ‌ordenado que sua equipe ​discutisse novas ​conversas de nível de liderança envolvendo os EUA e os aliados europeus.

Na quarta-feira, o principal assessor de Zelenskiy saudou os 'resultados concretos' das negociações em Paris e prometeu que os interesses nacionais de ​Kiev serão protegidos.

Zelenskiy disse na terça-feira, após as conversações da 'coalizão dos dispostos', que as autoridades norte-americanas e ucranianas haviam discutido 'algumas ideias' para abordar a questão do território.

O enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, disse que 'opções sobre território' foram discutidas na terça-feira e que ele esperava que se chegasse a um acordo.

Kiev se recusou a sair da região industrializada de Donetsk, da qual a Rússia se apoderou em grande parte, mas não conseguiu tomar totalmente. Zelenskiy também disse que os Estados Unidos apresentaram a ideia de uma zona econômica livre na região se a Ucrânia se retirar das partes da região que ainda controla.

Qualquer compromisso sobre território deve ser submetido a um referendo para os ucranianos, disse Zelenskiy anteriormente. De acordo ⁠com uma pesquisa de opinião realizada no mês passado, cerca de três quartos dos ucranianos estão ‌preparados para um acordo que congelaria ⁠a atual linha de frente, mas se opõem à cessão de território.

Os EUA também propuseram a operação trilateral da usina de Zaporizhzhia, que Moscou capturou em 2022 e conectou ‍à sua própria rede elétrica, com um gerente-chefe norte-americano, disse Zelenskiy no mês passado.

Em vez disso, Kiev propôs o uso conjunto ucraniano-americano ​da ‌usina, de acordo com Zelenskiy, com os próprios EUA determinando como usar 50% da energia produzida.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.