Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Vacina da Pfizer tem apoio de funcionários da FDA, autorização se aproxima

    Placeholder - loading - news single img
    Seringas em frente aos logos da Pfizer e da BioNTech em foto de ilustração 10/11/2020 REUTERS/Dado Ruvic

    Publicada em  

    Por Manas Mishra e Michael Erman e Rebecca Spalding

    (Reuters) - A Pfizer superou o próximo obstáculo da corrida para obter uma autorização de uso emergencial para sua vacina contra Covid-19 nesta terça-feira depois que a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) divulgou documentos sem levantar novos questionamentos sobre sua segurança ou eficácia.

    No mês passado, a Pfizer e sua parceira alemã BioNTech disseram que o regime de duas doses de sua vacina contra o coronavírus é 95% eficaz contra a Covid-19 e não apresentou problemas sérios de segurança e solicitou à FDA uma autorização de uso emergencial.

    Os dados sobre a segurança e a eficácia da vacina atingiram as expectativas da agência para uma autorização de uso emergencial, disseram funcionários da FDA em documentos divulgados antes da reunião de especialistas externos de quinta-feira na qual se debaterá se a vacina da Pfizer deve ser recomendada para pessoas de 16 anos e acima.

    Michael Yee, analista da consultoria Jefferies, disse em uma nota de pesquisa que os documentos foram 'muito simples e diretos, o que achamos que torna uma aprovação iminente'.

    Normalmente, a agência segue as recomendações de sua comissão de aconselhamento, mas não é obrigada a fazê-lo. Não ficou claro quantos dias ou semanas a FDA levará para tomar uma decisão, mas os Estados norte-americanos estão se preparando para receber suprimentos de vacina em meados de dezembro.

    Os documentos foram divulgados no dia em que os britânicos começaram a receber a vacina Pfizer/BioNTech, o que os torna os primeiros beneficiários fora dos testes clínicos.

    'Não há surpresas aqui. A eficácia e a segurança são condizentes com o que ouvimos e esperávamos. Parece mesmo que a vacina é segura, ao menos no curto prazo', disse o doutor Daniel Culver, chefe de Medicina Pulmonar da Clínica Cleveland, em uma entrevista. Ele ainda disse que os dados que mostram que ela foi eficiente em pessoas idosas e jovens são tranquilizadores.

    O executivo-chefe da Pfizer, Albert Bourla, disse nesta terça-feira que espera uma reunião 'muito intensa' com uma comissão de aconselhamento de vacinas norte-americana nesta semana, mas que conta que os especialistas externos da comissão darão sinal verde para a candidata a vacina contra Covid-19 de sua empresa.

    Dados do teste apontaram que a vacina começou a oferecer alguma proteção mesmo antes de os participantes terem recebido a segunda dose, disse a FDA.

    (Por Manas Mishra em Bengaluru e Rebecca Spalding, Caroline Humer e Michael Erman em Nova York)

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. vacina da pfizer tem apoio de …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.