Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Vendas de automóveis na China têm queda inesperada em outubro após 8 meses de alta

Vendas de automóveis na China têm queda inesperada em outubro após 8 meses de alta

Reuters

10/11/2025

Placeholder - loading - Carros em estacionamento de Xangai, na China 08/09/2025 REUTERS/Go Nakamura
Carros em estacionamento de Xangai, na China 08/09/2025 REUTERS/Go Nakamura

PEQUIM (Reuters) - As vendas de automóveis na China caíram inesperadamente em outubro em comparação com o ano anterior, interrompendo uma sequência de oito meses de crescimento, devido ao enfraquecimento da confiança do consumidor em meio à redução das isenções fiscais e dos subsídios do governo.

As vendas de automóveis caíram 0,8%, para 2,27 milhões de unidades no mês passado, em comparação com um aumento de 6,6% em setembro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros.

O crescimento nas vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in desacelerou, registrando um aumento de 7,3%, em comparação com um ganho de 15,5% em setembro.

Os resultados finais ficaram muito abaixo dos dados preliminares divulgados na semana passada, que previam um crescimento de 6% nas vendas em relação ao ano anterior e um aumento de 17% nas vendas dos chamados veículos de nova energia.

'As vendas de carros no atacado (para concessionárias) superaram as expectativas na última semana de outubro, e os números preliminares foram compilados com base na suposição de que as vendas no varejo deveriam ser próximas às do atacado, o que acabou resultando em aumento dos estoques', disse Cui Dongshu, secretário-geral da associação.

Com a redução pela metade, a partir de 2026, dos descontos fiscais de até 30.000 yuans (US$4.211,71) no imposto sobre a compra de veículos elétricos e híbridos plug-in, um número crescente de montadoras -- incluindo Xiaomi, Nio e Li Auto -- ofereceu subsídios de até 15.000 yuans para estimular pedidos com entrega no próximo ano.

Entretanto, os subsídios governamentais que estimularam mais de 12 milhões de trocas de automóveis este ano estão diminuindo à medida que o programa de subsídios ao consumidor se aproxima do encerramento no final do ano.

Quase 20 províncias e cidades suspenderam ou restringiram os programas de troca de automóveis subsidiados, o que afetou negativamente a atividade de compra dos consumidores, disse Cui.

Ele acrescentou que o desinteresse dos jovens em comprar um carro também resultou na escassez de compradores de carros pela primeira vez.

A demanda morna apenas intensifica a competição no maior mercado automobilístico do mundo.

(Reportagem de Qiaoyi Li, Zhang Yan e Brenda Goh)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.