Verstappen conquista pole para decisão do título da F1 em Abu Dhabi
Verstappen conquista pole para decisão do título da F1 em Abu Dhabi
Reuters
06/12/2025
Atualizada em 06/12/2025
Por Alan Baldwin
ABU DHABI, 6 Dez (Reuters) - Os candidatos ao título da Fórmula 1 conquistaram as três primeiras posições do grid no sábado, preparando o tenso Grande Prêmio de Abu Dhabi, que encerra a temporada, com um Max Verstappen radiante na pole, à frente do líder do campeonato da McLaren, Lando Norris, e de Oscar Piastri.
O tetracampeão mundial fez uma volta 0,201 segundos mais rápida que Norris.
NORRIS CONQUISTARÁ O TÍTULO SE ESTIVER NO PÓDIO
O britânico está 12 pontos à frente de Verstappen e mais quatro à frente de Piastri, e será campeão se terminar no pódio na corrida de domingo à noite no circuito de Yas Marina.
Isso pode não ser tão simples, com George Russell, da Mercedes -- o mais rápido na segunda fase e no treino final - à espreita na quarta posição do grid e Charles Leclerc, da Ferrari, em quinto.
'Estou incrivelmente feliz por estar em primeiro. Essa é a única coisa que podemos fazer, que podemos controlar, para maximizar o que temos e o que podemos fazer com o carro, e definitivamente fizemos isso', disse Verstappen.
'É claro que estou animado, estou ansioso. Vou tentar vencer a corrida', acrescentou o holandês.
Norris disse que estava desapontado por não terminar a temporada com uma pole, mas que seu esforço era o melhor que podia fazer.
'Hoje, quando você olha para ele, não fomos rápidos o suficiente', disse ele. 'Eu ainda quero vencer amanhã e esse será o objetivo.'
Piastri, que liderou boa parte da temporada antes de sofrer uma queda devastadora, concordou que também não havia deixado muita coisa na mesa e também não estava descartando suas chances.
'Isso prepara um dia bastante empolgante amanhã', disse o australiano, que pode receber ordens da equipe para sacrificar um pódio se Norris estiver em quarto lugar no final, com Verstappen prestes a vencer.
Russell, que já venceu duas vezes este ano, disse que trataria a corrida como uma corrida normal, independentemente da disputa pelo título e das possíveis consequências.
'Se a primeira volta terminar na mesma ordem em que começamos, não imagino que Max vá se despedir', disse o britânico. 'Pode haver uma oportunidade.
'Quero terminar no pódio, terminar a temporada em alta e não vou dormir melhor ou pior, independentemente de quem vencer o campeonato amanhã.'
(Reportagem de Alan Baldwin)
Reuters

