Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Volkswagen planeja exportar carros fabricados na China para mais mercados estrangeiros

Volkswagen planeja exportar carros fabricados na China para mais mercados estrangeiros

Reuters

25/11/2025

Placeholder - loading - Um veículo elétrico Volkswagen ID. UNYX é apresentado em um evento da Volkswagen para a imprensa em Pequim, China, em 24 de abril de 2024. REUTERS/Josh Arslan
Um veículo elétrico Volkswagen ID. UNYX é apresentado em um evento da Volkswagen para a imprensa em Pequim, China, em 24 de abril de 2024. REUTERS/Josh Arslan

HEFEI, China (Reuters) - A Volkswagen planeja exportar carros desenvolvidos e fabricados na China para mais mercados estrangeiros, disse um executivo nesta terça-feira, enquanto a montadora alemã procura alavancar seu crescente know-how em tecnologias chinesas para competir com rivais chineses no exterior.

A empresa, que começou a exportar limusines fabricadas na China para o Oriente Médio há cerca de seis semanas, está avaliando que outra oferta fabricada na China poderia se adequar a outros mercados, disse Thomas Ulbrich, diretor de tecnologia do Volkswagen Group China.

As fábricas chinesas da Volkswagen podem produzir tanto veículos com motor de combustão interna quanto carros elétricos. Os destinos de exportação que a empresa está considerando incluem países do sudeste e da Ásia Central.

'Isso é o que estamos fazendo em um processo colaborativo de tomada de decisão com nossa matriz na Alemanha, porque temos que garantir que tenhamos o portfólio certo de carros em cada mercado', disse Ulbrich a repórteres na cidade de Hefei, sede do centro de produção e inovação da Volkswagen na China.

No entanto, a empresa não tem planos de exportar os carros fabricados na China para a Europa devido a uma diferença na arquitetura eletrônica e na tecnologia de software para veículos inteligentes.

A Volkswagen investiu bilhões de euros no centro de Hefei como parte de sua estratégia 'na China para a China', que busca ajudar a montadora a recuperar a participação de mercado dos agressivos rivais chineses, acelerando a tomada de decisões e o desenvolvimento de produtos.

Ao mesmo tempo, ela está enfrentando uma concorrência crescente no exterior, uma vez que as montadoras chinesas estão cada vez mais buscando expandir-se no exterior para escapar de uma guerra de preços e do excesso de capacidade no país.

A Volkswagen também disse nesta terça-feira que havia alcançado um marco porque agora era capaz de desenvolver totalmente novas plataformas de veículos e tecnologia-chave com todos os processos de aprovação fora da Alemanha. O desenvolvimento de um novo modelo de veículo elétrico na China pode custar até 50% menos do que em qualquer outro lugar, devido à escala de tecnologias e fornecedores disponíveis no país, disse a Volkswagen.

A Volkswagen também venderá os carros desenvolvidos em sua principal arquitetura eletrônica desenvolvida na China - um layout de engenharia de componentes, incluindo unidades de controle e chips que decidem as capacidades de software de um veículo - fora da China 'muito em breve', disse Ulbrich, sem dar detalhes.

(Reportagem de Zhang Yan e Brenda Goh)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.