Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Zelenskiy diz que agora há uma boa chance de acabar com guerra na Ucrânia

Zelenskiy diz que agora há uma boa chance de acabar com guerra na Ucrânia

Reuters

14/03/2025

Placeholder - loading - Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, em Kiev 13/03/2025 REUTERS/Alina Smutko
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, em Kiev 13/03/2025 REUTERS/Alina Smutko

Atualizada em  14/03/2025

KIEV (Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta sexta-feira que vê uma boa chance de acabar com a guerra com a Rússia depois que a Ucrânia aceitou uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo provisório de 30 dias e Moscou disse que só concordaria se certas condições fossem atendidas.

'Neste momento, temos uma boa chance de acabar com essa guerra rapidamente e garantir a paz. Temos sólidos entendimentos de segurança com nossos parceiros europeus', disse Zelenskiy no X.

'Estamos agora perto do primeiro passo para acabar com qualquer guerra -- o silêncio', disse ele, referindo-se a uma trégua.

Falando aos repórteres, Zelenskiy pediu aos EUA e a outros aliados que pressionem Moscou, reiterando sua crença de que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, adiará o cessar-fogo o máximo possível.

'Se houver uma resposta forte dos Estados Unidos, eles não deixarão que brinquem. E se houver medidas das quais a Rússia não tenha medo, eles atrasarão o processo', disse Zelenskiy à mídia.

Ele disse que o cessar-fogo ao longo de uma linha de frente de mais de 1.000 quilômetros poderia ser controlado com a ajuda dos EUA por meio de satélites e inteligência. Washington retomou o compartilhamento de inteligência e a ajuda militar a Kiev depois que autoridades norte-americanas e ucranianas se reuniram na Arábia Saudita nesta semana e a Ucrânia aceitou o cessar-fogo.

Zelenskiy também disse que as autoridades nessa reunião discutiram a questão do território, mas seria necessário um diálogo difícil para resolvê-la.

'A questão dos territórios é a mais difícil após o cessar-fogo', disse Zelenskiy em uma coletiva de imprensa.

Com a guerra em seu quarto ano, as forças russas controlam quase um quinto do território ucraniano e têm avançado constantemente na região oriental de Donetsk nos últimos meses.

'O cessar-fogo abre caminho para que os lados encerrem a guerra. E os territórios... serão o ponto que possibilitará o fim da guerra depois que essa questão for resolvida', disse o presidente ucraniano.

Moscou exigiu que Kiev cedesse permanentemente o território reivindicado pela Rússia, incluindo a Crimeia e quatro outras regiões, uma posição que a Ucrânia rejeitou.

Zelenskiy disse que está discutindo com os aliados de Kiev futuras garantias de segurança e também apoio econômico, acrescentando que a cobertura de 100% da defesa aérea seria necessária como dissuasão em um acordo de paz.

(Reportagem de Olena Harmash)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.