Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

82 anos de Bob Dylan: o grande letrista da atualidade

Conheça a história do artista e suas composições

Placeholder - loading - Aniversário de 82 anos de Bob Dylan.Divulgação
Aniversário de 82 anos de Bob Dylan.Divulgação

Publicada em  

Hoje (24), músico e poeta Bob Dylan completa 82 anos. Ele é uma das personalidades mais influentes do século XX, com uma trajetória marcante na contracultura. Criou novas expressões poéticas dentro da vasta tradição da música norte-americana.

Dylan, que nasceu Robert Allen Zimmerman em 24 de maio de 1941, já vendeu mais de 125 milhões de discos em todo o mundo. Atualmente, ainda mantém o título de um dos artistas com mais reinterpretações de suas músicas na história, já que uma das forças de suas canções é a sua adaptabilidade a diferentes gêneros musicais.

Suas canções chegaram ao público nos anos 60 e continuam com grande força e relevância até os dias atuais. O cultuado herói transformou protestos e histórias folclóricas na voz de uma geração, com composições que se tornaram hinos dos direitos civis e de movimentos anti-guerra. Transitando entre o rock, folk e pop, ele é membro do Hall da Fama dos Compositores, Hall da Fama do Rock and Roll e já ganhou Oscars, Globos de Ouro, Grammys e o Prêmio Nobel de Literatura.

Ele marcou a indústria da música com sua voz singular e habilidade com a gaita, que são tão amadas quanto suas letras políticas, sarcásticas, densas e poéticas. Embora tenha enfrentado críticas dos puristas do folk quando inovou seu estilo de trabalho, acima de tudo, ele fez história, muita história. Dado seu impressionante catálogo, é uma tarefa quase impossível restringir suas melhores canções..., mas selecionamos algumas faixas essenciais para compreender a mente do mestre compositor.

Canções de protesto

Em 1965, Bob Dylan brincou dizendo que "tudo o que faço é protestar". Ele, naturalmente, temia ser rotulado apenas como um "cantor de protesto", porém é inevitável classificá-lo dessa forma. O letrista foi responsável por criar grandes canções reflexivas sobre os momentos pelos quais o mundo passou. Um exemplo disso foi a revolta manifestada em uma canção devido à injustiça racial cometida contra o boxeador Rubin 'Hurricane' Carter em 1966, que inspirou a música "Hurricane" (1976). A música aborda o racismo e a injustiça, reivindicando a inocência do homem para que ele tenha seu nome limpo. A condenação de Carter foi anulada em 1988.

Bob Dylan no movimento civil em 1963.Divulgação
Toque para aumentar

Dylan sempre foi um crítico incansável. Ele nunca teve medo de enfrentar questões de injustiça social ao longo de sua carreira. Foi um artista que participou ativamente do movimento civil nos Estados Unidos e moldou uma era por causa disso. A música "Blowin' in the Wind" (1963), uma de suas primeiras e duradouras obras-primas, tornou-se um hino do movimento pelos direitos civis. Assim como ela, "The Times They Are A-Changin'" (1964) foi uma canção genuinamente inovadora sobre a mudança de gerações - "venham mães e pais de todo o mundo e não critiquem o que não entendem".

"Masters of War" (1963) e a obra-prima de seis minutos "Like a Rolling Stone" (1965) também impactaram toda uma geração de jovens aspirantes a compositores. O hino de 1965 foi cantado com entusiasmo pelo público, repetindo a frase mais marcante da canção: "como se sente?".

Outras canções de protesto incluem "It's Alright, Ma (I'm Only Bleeding)", uma música de 1965 que é um ataque ao comercialismo e ao consumismo; "Jokerman", uma música que aborda temas de justiça, paz e geopolítica; "A Hard Rain's A-Gonna Fall", escrita durante o auge da Guerra Fria, lidando com a ameaça de um apocalipse iminente durante a crise dos mísseis cubanos; e "Subterranean Homesick Blues", que captura a alienação inerente à contracultura emergente.

Com quase oitenta anos, Dylan mostrou que ainda era capaz de escrever de forma crítica sobre os problemas políticos e culturais. A faixa "Murder Most Foul", lançada em 2020 em seu 39º álbum de estúdio, aborda o assassinato do presidente Kennedy em 1963, uma tragédia que, segundo Dylan, "ainda fala comigo no momento". A música, com duração de 17 minutos, demonstra mais uma vez seu talento para mesclar imagens e referências musicais ecléticas.

Narrativas musicais

Embora Bob Dylan seja extremamente talentoso ao escrever sobre questões sociais, ele também é um especialista em compor canções pessoais, tendo uma longa história de desenvolver músicas sobre amor e relacionamentos. Sua amplitude e profundidade transformaram a escrita em uma forma de arte. Um exemplo disso é "It's All Over Now, Baby Blue", que busca transmitir a sensação de alguém após um término, tentando encontrar sentido em sua vida. Outra música que aborda os limites da dor é o dueto romântico com Johnny Cash, "Girl From the North Country". Esta é uma de suas canções mais comoventes, repleta de arrependimento e nostalgia ao lembrar de um antigo amor.

Tudo sobre as melhores composições de Dylan é imprevisível. Ao adicionar um bandolim e um órgão ao seu repertório em 1975, o álbum autobiográfico "Blood on the Tracks", produzido pelo próprio Dylan, inclui canções de amor melódicas e simples. "Buckets of Rain" tem um ritmo lento e viciante e é composta de versos perturbadores, como "tudo sobre você está me trazendo miséria".

"Boots of Spanish Leather" também segue essa linha, refletindo sobre o anseio amoroso com um toque de amargura na história. Essa música foi escrita quando Dylan tinha vinte e poucos anos. Uma das melhores canções satíricas de Dylan é "Ballad of a Thin Man", supostamente sobre um jornalista e suas perguntas superficiais.

Com imagens ousadas, Dylan sempre se inspirou em uma variedade de fontes, tanto artísticas quanto da vida real. Bob Dylan entregou e continua entregando algumas das melhores canções dos tempos modernos. Sua arte está em um lugar atemporal e eternizada.



Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: GEORGE BENSON É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

'I’M NOT IN LOVE', DO 10CC: UMA CANÇÃO DE AMOR?

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 82 anos de bob dylan o grande …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.