Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bob Dylan Lança Nova Versão de 'The Complete Budokan 1978'

O álbum captura um momento único de metamorfose do músico

Placeholder - loading - Bob Dylan Lança Nova Versão de 'The Complete Budokan 1978'.Divulgação
Bob Dylan Lança Nova Versão de 'The Complete Budokan 1978'.Divulgação

Publicada em  

‘The Complete 1978’ é um dos álbuns ao vivo mais "polêmicos" de Bob Dylan que desafia a máxima de que "menos é mais". Enquanto o lançamento original de 1978, apresentava 23 músicas selecionadas de seus shows no Nippon Budokan de Tóquio, o cantor acaba de lançar uma nova edição que consiste em 58 músicas, abrangendo cada show na íntegra, do início ao fim.

‘The Complete Budokan 1978’.Divulgação
Toque para aumentar

Este período representou uma transição peculiar para Dylan após a inovadora Rolling Thunder Revue – sua a turnê de concertos de 1975 e 1976. O artista, inspirado pelo espírito punk, optou por uma abordagem teatral e showbiz em sua turnê pelo Japão. O álbum reflete não apenas a musicalidade, mas também os conflitos pessoais de Dylan, incluindo o fim de seu casamento, a produção de "Renaldo and Clara", e o impacto emocional da morte de Elvis Presley em 1977.

Bob Dylan no Rolling Thunder Revue.Diulgação
Toque para aumentar

Depois de tudo isso, Dylan começou a refletir sobre seus próximos passos, delineando planos que envolviam a formação de uma banda para suas extensas turnês mundiais, incluindo os primeiros espetáculos marcados no Japão. Inspirado pelas extravagâncias de Elvis nos anos 1970, ele buscou uma abordagem mais teatral e voltada para o showbiz, com uma ênfase especial em cantoras de apoio femininas e uma seção de sopros, semelhante à Rolling Thunder Revue, mas menos ousada.

Ao chegarem ao Budokan, a "orquestra", como Dylan apelidou a banda, transformou suas canções mais conhecidas em verdadeiros números musicais. As interpretações de faixas como "Maggie's Farm", "Going Going Gone" e "I Shall Be Released" evocavam a atmosfera das produções da Broadway, com arranjos dramáticos e refrões vocais que construíam um arco narrativo secundário às letras de Dylan. A precisão vocal de Dylan e das cantoras de apoio, Debi Dye, Jo Ann Harri e Helena Springs, aliada a uma propulsão rítmica, conferia movimento e carga emocional às performances.

Diferentemente dos gritos da antiga turnê, o estilo de canto de Dylan nestes shows era mais contido, porém igualmente apaixonado e comprometido. Em meio a músicas que poderiam representar um desafio emocional para um recém-divorciado, ele incorporava versões melancólicas de faixas do álbum "Blood on the Tracks," refletindo sobre um relacionamento vacilante. Essas escolhas direcionavam suas músicas para trajetórias convincentes e emocionalmente envolventes.
Além disso, havia nuances contemporâneos distintos presentes. Surpreendentemente, o reggae ganhou destaque em um arranjo de "Don't Think Twice, It's Alright", possivelmente refletindo a ascensão de Bob Marley e dos Wailers na época, embora a flauta de Steve Douglas permaneça como o instrumento principal.

O saxofone de Douglas, as partes de guitarra de Billy Cross e os teclados de Alan Pasqua lançam uma sombra influente, associada à E Street Band de Bruce Springsteen. Junto com isso, se influenciou na "fusão" explorada por Miles Davis em álbuns como "Bitches Brew", faixas como "Oh, Sister" e "It's Alright Ma (I'm Only Bleeding)" parecem extrair suspense, incerteza e ataques sonoros crescentes que estavam em voga.

The Complete Budokan 1978 é um tesouro envolvente, oferecendo uma visão íntima de Dylan em um momento de inquietação, coração partido e busca por novas musas e sons. Esta turnê foi um trampolim para uma época transformadora, marcando Dylan como um artista ousado, sempre disposto a testar novas ideias e desafiar seu público.

Veja também:

ALANIS MORISSETTE FAZ ESPETÁCULO EM SHOW ÚNICO DE SÃO PAULO

VOLTA AO MUNDO: FRANK SINATRA MOSTRA QUE TODOS OS SONHOS SE TORNAM REALIDADE

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bob dylan lanca nova versao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.