Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

'Now and Then': A "última" música dos Beatles

A emocionante canção que inclui um vídeo inédito da banda e um mini documentário

Placeholder - loading - 'Now and Then': A "última" música dos Beatles
'Now and Then': A "última" música dos Beatles

Publicada em  

Uma das músicas mais esperadas do ano finalmente chegou: "Now and Then", dos Beatles. E ela veio para mexer com o coração de qualquer fã. Agora, uma dúvida que pode surgir é: como assim, uma música nova? A banda encerrou sua carreira em 1970! No entanto, a história por trás da canção tem sua origem ligada a uma demo antiga deixada por John Lennon, redescoberta por George Harrison e remodelada com a ajuda da inteligência artificial.

Tudo começou há quatro décadas. Lennon escreveu essa música e fez uma gravação caseira em uma fita cassete pouco tempo antes de sua morte em 1980. Yoko Ono entregou a fita para Harrison, e em 1994, ele a compartilhou com Paul McCartney e Ringo Starr.

Nesse reencontro, eles conseguiram produzir duas músicas novas, "Free as a Bird" e "Real Love", mas não conseguiram gravar a terceira porque a voz de John não estava clara – havia muito ruído no fundo. Os três até tentaram completar uma mixagem preliminar para "Now and Then", mas o projeto foi suspenso devido às limitações tecnológicas. O piano e a voz de Lennon estavam "embolados" e não podiam ser separados.

Agora, a nova faixa, que já conquistou milhões de pessoas ao redor do planeta, foi reconstruída e está sendo chamada de "a última música dos Beatles". O diretor Peter Jackson, com sua equipe, desenvolveu uma tecnologia de inteligência artificial que consegue separar os diversos instrumentos e vozes que aparecem nos áudios antigos. Toda essa tecnologia também foi utilizada na série documental de três partes, 'Get Back', de 2021.

Beatles ’Now and Then’.Divulgação
Toque para aumentar

Desde que compartilharam pela primeira vez os detalhes da música, McCartney e Starr continuaram a provocar o próximo projeto por meses. Isso incluiu McCartney revelando que achava o projeto "lindo" e mais tarde admitindo que trabalhar na música era "como ter John Lennon de volta". Eles também deram a entender que o projeto estava previsto para ser lançado em breve na semana passada, quando postaram imagens de uma fita cassete nas redes sociais e na internet, bem como projeções na cidade natal dos Fab Four, Liverpool.

Além da canção, Paul e Ringo prepararam um videoclipe e um mini documentário que contam a história por trás da faixa e como ela surgiu. O videoclipe, que foi o primeiro dirigido por Peter Jackson, mistura imagens novas de McCartney e Starr, imagens antigas de Lennon e Harrison, bem como imagens recentemente descobertas de todos os quatro membros. Filmagens de arquivo de John e George Harrison são exibidas em meio a registros das gravações de Paul e Ringo, em alguns momentos sendo inclusive perfeitamente sincronizadas e fazendo parecer que todos estão juntos na mesma sala.

E o filme de 12 minutos, que também está disponível no canal do Youtube da banda, tem uma cena marcante em que McCartney lembra de como seu amigo compôs a música em sua casa em Nova York, no final dos anos 70, apresentando apenas seu piano e voz.

Junto com essa produção, eles também lançaram uma nova mixagem de "Love Me Do", o single de estreia da banda de 1962. Além disso, no dia 10 de novembro está previsto o lançamento dos discos "The Beatles 1962-1966" (conhecido como "The Red Album") e "The Beatles 1967-1970" ("The Blue Album").

Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: AMY WINEHOUSE É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

VIRALIZOU: “THRILLER” – MICHAEL JACKSON

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. now and then a ultima musica …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.