Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

“Thriller”, de Michael Jackson, é o álbum mais vendido da história

Rei do pop ultrapassa Beatles e Elton John e possui o recorde do Guinness

Placeholder - loading - Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Publicada em  

Há 41 anos atrás, Michael Jackson lançou “Thriller”, o álbum que revolucionou o conceito de coreografias e apresentações e elevou o nível de estrelato na música. E apesar de colecionar grandes sucessos anteriores ao disco, o impacto de “Thriller” reverbera tanto na atualidade, que ele continua dono do recorde de álbum com mais vendas no mundo do Guinness, mesmo 14 anos após o falecimento do artista.

A época pós-disco estava particularmente sombria para a música no início dos anos 80. Para começar, entre 1980 e 1982, a indústria dos vinis teve uma queda de 50 milhões de unidades em suas importações. A CBS Records precisava desesperadamente de um hit de um dos seus astros para driblar, também, o nichamento causado pelas novas rádios FM. Ao se especializarem em gêneros musicais específicos, as emissoras acabaram com os antigos Top 40 das rádios AM e dificultaram ainda mais um lançamento de sucesso que alcançasse todos os públicos.

Além disso, nesse período, em contraste com a realidade da era disco, era evidente a segregação que havia se formado entre músicas “brancas” e “negras”. Um lado não fazia ideia do que o outro escutava e os meios de comunicação apenas reforçaram essa divisão, como as crescentes emissoras de playlists musicais.

Um artigo de 1982 chegou a afirmar que aquele era um tempo de “estagnação do rock”, em que não haviam artistas que pudessem produzir músicas populares, como Elvis Presley e os Beatles. Eles ainda disseram que “nenhuma estrela do rock poderia esperar ter esse tipo de impacto” de novo. Mas é óbvio que Michael Jackson logo provou o contrário.

Imagem de conteúdo da notícia "“Thriller”, de Michael Jackson, é o álbum mais vendido da história" #1
Toque para aumentar

Para se “infiltrar” nos dois lados dessa recente segregação da rádio, a estratégia de Michael e sua equipe foi lançar a parceria com Paul McCartney, “The Girl Is Mine”, como primeiro single do álbum. A leveza da canção combinada com a presença do ex-Beatle garantiu que a faixa fosse recebida facilmente como pop rádio dos anos 80, com aceitação nas emissoras.

Assim que o single alcançou o número 2 no Billboard Hot 100, a gravadora começou a divulgação e gravação de dois dos seus videoclipes mais icônicos: “Billie Jean” e “Beat It”. Com o caminho já aberto por “The Girl Is Mine”, as rádios imediatamente começaram a tocar os novos singles. O alto investimento da CBS para a produção, combinado com o talento natural de Michael de estrelar vídeos e coreografias, tornou-se um arranjo perfeito para o sucesso.

Os dois videoclipes introduziram um novo patamar coreógrafo, que nunca tinha sido visto antes. Além disso, o projeto foi discutido na época por superar até mesmo o trabalho ao vivo de James Brown nos anos 60. Michael abriu o caminho para apresentações dançantes como conhecemos hoje, como o de Madonna. E quando não parecia que seu impacto poderia ficar maior, ele fez seu primeiro icônico moonwalk no 25º aniversário do Motown ao som de “Billie Jean”.

“Thriller” chegou superando a crise de vendas, o racismo, e até mesmo os próprios recordes anteriores do cantor. Hoje, ele possui 34 milhões de vendas certificadas nos EUA e é o álbum mais vendido do mundo!

Veja também:

BEYONCÉ: “COWBOY CARTER” NÃO PARA DE QUEBRAR RECORDES

BEYONCÉ GANHA PRÊMIO DE INOVADORA NO IHEARTRADIO AWARDS

Imagem de conteúdo da notícia "Corinne Bailey Rae, de “Put Your Records On”, anuncia dois shows no Brasil" #1

Descontos especiais para distribuidores



Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. thriller de michael jackson e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.