Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Ícone seta para a esquerda Veja todos os Artistas.

    Belle and Sebastian

    news single img

    Em janeiro do ano de 1994, os jovens músicos Stuart Murdoch e Stuart David, juntamente com o professor de música Alan Rankine decidiram se unir e formar a Belle & Sebastian na cidade escocesa de Glasgow. Nos primeiros meses, eles gravaram algumas demos, que foram escolhidas pelo curso de Music Business da Stow College. No curso, a universidade possuía uma gravadora, intitulada Electric Honey, que tinha como objetivo produzir e lançar um single a cada ano pelo selo da faculdade.

    A origem do nome se deu por uma inspiração de um conto que Stuart havia escrito adaptado do romance francês Belle et Sébastien, que retrata sobre um menino de seis anos e seu cachorro.

    O álbum de estúdio de estreia do grupo, que levou três dias para ser gravado, intitulado “Tigermilk”, foi originalmente vendido em mil vendas prensadas em vinil. Além da recepção calorosa do público, as cópias da obra chegaram a ser avaliadas inicialmente em £400 (se aproximando a R$2400). O sucesso foi tanto que alavancou de vez o projeto da banda escocesa.

    Assim, Murdoch e David se juntaram para recrutar mais integrantes: Stevie Jackson, vocalista e comandando a guitarra, Isobel Campbell com vocal e cello, Chris Geddes nas teclas e Richard Colburn na bateria.

    Dois anos depois, em 1996, a banda assinou seu primeiro contrato com a sua primeira gravadora londrina Jeepster Records, lançando em novembro daquele mesmo ano seu segundo álbum de estúdio, “If You're Feeling Sinister”. E não demorou muito para o disco ser reconhecido pela revista norte-americana Spin como um dos melhores 100 álbuns entre os anos de 1985 e 2005.

    A partir de 1997 o grupo lançou uma série de EPs, sendo o primeiro chamado “Dog On Wheels”, que contava com quatro faixas demo e logo alcançou a 59ª posição na parada de singles britânica.

    Era uma questão de tempo para que o grupo fosse reconhecido de fato pela indústria musical e as grandes premiações da música. Assim em 1999, Belle And Sebastian teve sua primeira indicação na categoria “Best Newcomer” no BRIT Awards. Meses depois a banda organizou seu próprio festival musical, intitulado Bowlie Weekender.

    Com o tempo foram o conhecimento de fama do grupo foi tomando proporções internacionais gigantesca, fazendo até mesmo com que eles fossem citados em filmes, como a comédia norte-americana, lançada no ano de 2000, High Fidelity.

    Já em 2002 a banda deixou sua primeira gravadora, Jeepster, assinando um contrato de quatro álbuns de estúdio com a londrina Rough Trade Records. O disco de estreia com a segunda gravadora, Dear Catastrophe Waitress, foi lançado no ano seguinte em 2003. E é claro que ele foi recebido da forma mais calorosa possível, além de ter sido considerado essencial para a "credibilidade indie" da banda.

    Se demonstrando caridosos e comprometido com diversas causas sociais do mundo, em abril de 2005, alguns dos membros da banda visitaram Israel e uma séries de territórios palestinos com a instituição de caridade britânica conhecidíssima War On Want. Posteriormente se sentiram inspirados e gravaram o single “The Eighth Station Of The Cross Kebab House”, que mais tarde teria sua estreia no álbum de caridade, intitulado Help! A Day In The Life.

    Outra obra que trouxe grande destaque para o grupo foi o sétimo álbum de estúdio da banda The Life Pursuit, lançado em fevereiro de 2006, que conseguiu alcançar a 8ª posição das principais paradas do Reino Unido, e 65ª posição na Billboard 200.

    Um dos momentos mais marcantes desde a formação da banda foi quando em julho de 2006, Belle And Sebastian realizaram um show histórico com a Filarmônica de Los Angeles no Hollywood Bowl, reunindo mais de 20 mil pessoas.

    Logo, quatro anos depois, em 2010, a banda fez seu primeiro show no Reino Unido que juntou aproximadamente 30mil pessoas.

    Em agosto do ano de 2019, para comemorar o 20º aniversário do seu primeiro festival Bowlie Weekender a banda realizou um terceiro festival, que foi apelidado como Boaty Weekender, que foi sediado em um navio de cruzeiro no Mar Mediterrâneo.

    Logo, em março de 2022, a banda escocesa lançou “If They’re Shooting at You”, single e visual em apoio aos afetados pela situação na Ucrânia. A colagem visual foi uma colaboração com fotógrafos que cobriram o conflito na Ucrânia, destacando a situação no terreno, oferecendo uma mensagem de solidariedade e esperança.

    O grupo detinou toda a renda com a música, de streaming e vendas digitais, bem como royalties de publicação, para a Cruz Vermelha. As doações feitas via Bandcamp foram correspondidas pelo governo do Reino Unido como parte do apelo conjunto com o Disasters Emergency Committee. Uma opção de doar diretamente também está disponível com a música nas plataformas de streaming.

    Por Heloísa Marques Barbosa

    1. Home
    2. artistas
    3. belle and sebastian

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.