Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todos os Artistas.

    Bon Iver

    Por antena 1

    news single img

    A banda norte-americana de indie folk foi fundada pelo cantor e compositor Justin Vernon, em 2006. Tudo começou com a separação de seu antigo conjunto, o DeYarmond Edison. Foi em meio à um fim de relacionamento e uma luta contra mononucleose que o artista deixou a Carlina do Norte e voltou à sua cidade natal em Wisconsin, alojando-se em na cabine de seu pai. Nesse período de reclusão o pseudônimo Bon Iver surgiu enquanto Vernon assistia uma série dos anos 90 onde as pessoas se desejavam um?‘bon hiver’?(francês para ‘bom inverno’). Em nenhum momento James pensou em gravar algo, mas como recentemente havia ajudado uma banda ele dispunha de equipamentos básicos de gravação ao seu alcance. 

    Por isso Vernon não perdeu tempo, escreveu e gravou “For Emma, Forever Ago” seu primeiro álbum lançado independentemente em julho de 2007. A produção do disco ocorreu de maneira quase que experimental, com o artista tocando todos os instrumentos que tinha sem exatamente pensar na letra. Em entrevista o cantor contou que "Palavras como 'decisão' e 'intenção' não foram palavras que flutuaram na minha cabeça, porque eu simplesmente fiz." 

    Extremamente aclamado, o “For Emma, Forever Ago” fez muito sucesso no Reino Unido e ao longo de toda Europa, recebendo o título de “Álbum do ano” em revistas como Mojo e Uncut. Algumas das faixas serviram até de trilha sonora para seriados televisivos, como “Stairway To Heaven” no 12 º episódio da quinta temporada de Grey’s Anatomy. A canção “Skinny Love” também foi um grande hit do álbum, se destacando na Australia entre 100 músicas mais ouvidas do ano pela rádio Triple J.  

    Antes do lançamento de seu segundo projeto, James fez colaborações com grandes nomes, como Kanyes West e St. Vicent, propagando expandindo ainda mais sua música entre o público. Posteriormente, foi lançado o álbum “Bon Iver”, um projeto mais audacioso que mudaria o rumo da carreira de Vernon. Sobre isso o cantor disse “Trouxe muitas pessoas para mudar minha voz - não minha voz de canto, mas meu papel como autor desta banda, deste projeto”. A narrativa do álbum é composta por músicas que representam lugares, criando assim uma experiência de imersão com múltiplas referências. Assim, em novembro do mesmo ano a banda levou o Grammy nas categorias “Best New Artist” e “Best Alternative Music Album”, por seu último lançamento.  

    No ano seguinte o conjunto anunciou que faria uma pausa, retornando aos palcos apenas em 2014, para o lançamento da canção "Heavenly Father" no filme “I Wish I Was Here”. Seguiram produzindo para filmes e fazendo apresentações,quando em 2016 anunciaram seu próximo lançamento, o álbum “22, A Million.”. O terceiro disco foi visto como uma grande mudança de estilo, trazendo uma instrumentação mais drástica e distante das composições dos tempos da cabana.  

    O 4 º projeto de Bon Iver, “I,I”, foi lançando em setembro de 2019, seguido pelo primeiro EP da banda ,"Blood Bank", que teve estreia em 2020. Em julho deste ano a cantora Taylor Swift anunciou que Bon Iver apareceria em “Exile”, faixa de “Folklore”, 8 º disco da artista. A banda também teve participação no álbum que seguiu “Folklore”, colaborando na música “Evermore”. 

    1. Home
    2. artistas
    3. bon iver

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.