Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todos os Artistas.

    Brian McFadden

    Por antena 1

    news single img

    O cantor, compositor e apresentador de televisão Brian Nicholas McFadden, nasceu em Dublin, Irlanda, no dia 12 de abril de 1980 e ganhou fama como membro da boy band irlandesa Westlife. Ao longo de sua juventude, sempre teve interesse em cantar, junto de sua irmã Susan, freqüentou a Billie Barry Stage School, o que o levou a fazer papéis no teatro e na TV, incluindo um papel no programa de irlandês Finbar's Class, uma comédia sobre um grupo de estudantes.

    No início de 1998, ele formou um grupo pop com seus amigos Tim e Darragh, chamado Cartel e fez shows ao vivo em bares de Dublin. Quando a banda passou suas credenciais para o gerente de música Louis Walsh, McFadden foi convidado a comparecer à audição para formação de um novo grupo, o Westlife. Ele passou nos testes e se juntou aos outros integrantes Nick Byrne, Kian Egan, Mark Feehily e Shane Filan.

    Depois de ingressar na banda, ele mudou a grafia do nome de Brian para Bryan para facilitar a assinatura de autógrafos. A Westlife esteve sob a direção do magnata da música Simon Cowell e lançou 4 álbuns de estúdio número 1 na Irlanda. Eles também lançaram 17 singles no top 5, incluindo o hit "Uptown Girl", que alcançou o top 10 em sete países europeus.

    Em março de 2004, McFadden deixou o grupo para passar mais tempo com sua família e trabalhar em projetos solo. Ao dar início a carreira solo e decidiu reverter a grafia do seu primeiro nome para o original, "Brian". Em setembro de 2004, assinou contrato com a gravadora Sony BMG e lançou seu primeiro single solo "Real to Me", que alcançou o topo das paradas na Grã-Bretanha, Irlanda, Dinamarca e Noruega. Seu segundo single e faixa-título, "Irish Son", alcançou o top 10 no ranking de singles britânicos e irlandeses.

    Após o sucesso dos dois singles, McFadden lançou seu álbum de estréia, Irish Son, alcançando o top 10 na Irish Albums Chart. O artista continuou escrevendo para grandes nomes da música como IL Divo e Girls Aloud, além de co-escrever a música tema "Together We Are One" para os Jogos da Commonwealth de 2006. Nesse mesmo ano, ele colaborou com a cantora americana LeAnn Rimes na música "Everybody's Someone".

    Em março de 2007 foi revelado que McFadden se separou da Sony BMG, pouco depois o artista montou sua própria gravadora sob o nome de BMF Records e lançou o single "Like Only a Woman Can”, este se tornou seu terceiro single número 1 na Irlanda como artista solo. Em 2008, o cantor assinou contrato com a Universal Music e lançou seu segundo álbum de estúdio, Set in Stone

    Em abril de 2010, McFadden lançou "Just Say So", que apresenta o rapper americano Kevin Rudolf, o single estreou no ARIA Singles Chart em 1° lugar e ficou lá por três semanas. Ele passou sete semanas no top 10 da ARIA, treze semanas no top 50 da e ganhou um credenciamento de platina. Logo depois ocorreu o lançamento do terceiro álbum de estúdio de Brian, Wall of Soundz, o álbum seria originalmente lançado como um projeto paralelo que McFadden embarcou com o compositor americano Rob Conley, mas ambos decidiram lançá-lo como o terceiro álbum solo de McFadden. 

    Ele estreou no 27º lugar na parada de álbuns da ARIA e passou apenas três semanas no top 50. "Chemical Rush", o segundo single do álbum alcançou o 12º lugar nas paradas. Em setembro de 2010, McFadden lançou o terceiro single, intitulado "Mistakes", um dueto com sua então noiva Delta Goodrem. McFadden também gravou um dueto com Ronan Keating no álbum de Keating, um cover de "To Love Somebody" dos Bee Gees.

    Em 2011, o cantor lançou um novo single "Just the Way You Are (Drunk at the Bar)", mas foi altamente criticada,  como resultado do qual ele cancelou a gravação de um vídeo pop proposto para a música. Em seguida ele apareceu no programa de rádio australiano The Kyle & Jackie, para lançar dois singles “Come Party” e “That's How Life Goes”, co-escrito pelo cantor, compositor e produtor multi-platina Ray Ruffin

    Apesar da forte promoção e aparições em programas de TV como Dancing With the Stars, os novos singles não tiveram impacto nas paradas, o que foi surpreendente, considerando suas aparições de destaque no Got Talent, da Austrália. Parte disso foi atribuída à imprensa negativa em torno de seu single anterior "Just the Way You Are (Drunk at the Bar)", assim como sua separação com Delta Goodrem, que geraram um impacto negativo em sua carreira musical. 

    Em 2012, o cantor lançou a música "Wrap My Arms", que foi usada em uma promoção para Home and Away e conseguiu chegar aos 70 no top 100 da ARIA. No mesmo ano anunciou o lançamento de seu quarto álbum de estúdio, The Irish Connection, com covers de suas músicas irlandesas favoritas, além de duetos com Ronan Keating e Sinéad O'Connor. Também anunciou parceria com Ronan Keating para uma turnê britânica em 2013.  Mc Fadden realizou turnês com o grupo Boyzlife em 2016, 2017 e 2018.  

    1. Home
    2. artistas
    3. brian mcfadden

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.