alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Damien Rice

    Por antena 1

    news single img

    Damien Rice (Celbridge, 7 de dezembro de 1973) é um cantor, instrumentista e compositor irlandês. Ex-integrante da banda Juniper. Embora com poucos álbuns gravados e sem fazer muitos shows por ano, tornou-se mundialmente conhecido com o sucesso "The Blower's Daughter" que integrou a trilha sonora do filme Closer, e com a qual o público brasileiro está familiarizado devido a uma versão em português, intitulada "É isso aà­", gravada pelos cantores brasileiros Seu Jorge e Ana Carolina. Além dessa, outras canções de Damien Rice estiveram presentes na trilha sonora de outros filmes e séries para televisão.
    O cantor também contribui em causas humanitárias e ambientais, que inspiram várias composições.

    Filho de Maureen e George Rice, Damien Rice nasceu em 7 de dezembro de 1973, em Celbridge, no condado de Kildare, no interior Irlanda. Durante a infância, passava longo tempo ao ar livre, em companhia de seu cachorro de estimação e pescando. O contato com a música em casa não era grande, mas seu interesse por música sim. Desde cedo cantava nos coros da escola e seu interesse foi ainda mais aguçado quando conheceu um namorado de sua irmã que tocava guitarra. O violão foi companheiro de Damien durante um longo perà­odo de sua adolescência, e ele passava muito tempo tocando em seu quarto. Tanto tempo de treino e dedicação levaram-no ao seu primeiro conjunto musical. Em 1991, quando ainda frequentava a escola secundária no Salesian College, formou junto com alguns colegas a banda Juniper. Além de Rice, que na época utilizava o pseudônimo de Dodi Ma ], a banda era composta inicialmente por Brian Crosby, Paul Noonam e Dominic Phillips. Nesse perà­odo faziam apresentações em eventos e bares locais. Com a chegada do guitarrista Dave Geraghty, a banda modificou seu conceito musical. O trabalho do grupo foi crescendo e eles assinaram contrato com a PolyGram, com previsão de gravar 6 álbuns. Damien, porém, não permaneceu com a banda tanto tempo para isso, e saiu logo após o segundo trabalho. Os outros integrantes continuaram juntos, formando o grupo Bell X1, dando prosseguimento aos planos traçados, enquanto Damien abria outros caminhos para sua música.

    A liberdade de Rice e sua relação com a natureza são caracterà­sticas do músico desde sua infância. Ainda menino, por volta dos seis anos, quando saà­a para pescar no rio próximo à  sua casa, Damien observava a natureza, realizava comparações e registrava as alterações que percebia então. Essa preocupação com o ambiente e o modo de vida que acabou assumindo devido ao sucesso crescente, geraram conflitos que ele precisava resolver. Em março de 1999, Damien Rice deixou tudo para trás mudou-se para a Toscana, na Itália, vivendo de maneira simples e viajando pela Europa tocando e cantando nas ruas e estações de trem, onde conseguia dinheiro para se manter. No ano seguinte, ele voltou para Dublin, com ânimo revigorado e repleto de idéias novas. Juntou-se, então, a um grupo de músicos (Lisa Hannigan, que compartilha os vocais com ele; Vyvienne Long, que toca piano e violoncelo; Shane Fitzsimons no baixo; e Tomo na percussão), e lançou, em meados de 2002, seu primeiro álbum: "O".
    O CD foi gravado em um estúdio caseiro, com poucos instrumentos devido ao pequeno orçamento – o que justifica o tom acústico que o disco adquiriu. O cantor admite que esperava que o CD não vendesse mais que mil unidades - o que explica a sua surpresa pelo fato de "O" ter batido a marca de 2 milhões de álbuns vendidos. Em 2007, Damien Rice e Lisa Hannigan deixaram de trabalhar em conjunto, seguindo cada um o seu caminho profissional. O cantor divulgou uma nota de esclarecimento informando que Lisa não estaria mais presente nos próximos shows, o que foi publicado na imprensa e pode ser encontrado no arquivo do site oficial de Lisa.

    A música na vida de Damien Rice é mais do que fonte de renda e de sucesso. É o instrumento pelo qual ele leva suas idéias aos diferentes lugares por onde passa, um veà­culo que permite ação pacà­fica na defesa de seus ideais. Ele se engajou na campanha para a libertação de Aung San Suu Kyi em prisão domiciliar em Mianmar. O músico compôs a música "Unplayed Piano" após uma visita a ela na Birmânia em 2004. Em comemoração ao 63o. aniversário de Suu Kyi, em 2008, o single gravado por ele e Lisa foi disponibilizado. Em 2006 fez parte do projeto The Cake Sale, que reunia diversos grupos musicais e artistas solo da Irlanda objetivando angariar fundos para as campanhas "Oxfam" e "Ireland Make Trade Fair". O projeto resultou no lançamento de um álbum homônimo, com a inclusão de "Needles", escrita por Damien e interpretada por Lisa Hannigan.

    Tanto quanto com os direitos humanos, Damien se preocupa com causas ambientais. Tocou no Live Earth de 2007. Segundo ele mesmo disse em entrevista a Stop Global Warning, usa energia eólica em casa, biocombustà­vel nos ônibus e caminhões das turnês sempre que possà­ve, além de reverter renda de músicas e shows para as causas do meio ambiente.

    No inà­cio do ano de 2009, o músico esteve no Brasil, onde realizou shows em São Paulo e em Florianópolis, sendo esse último show beneficente, com toda a arrecadação revertida para a Associação Saúde Criança Recontar. A Associação foi fundada em 2008 por Bebhinn Ramsay, amiga de adolescência de Damie Rice.
    A música "The Blower's Daughter" do álbum "0" foi o tema central da trilha sonora do filme Closer, e foi ouvida em todo o mundo, sendo uma das responsáveis pelo sucesso do CD que vendeu mais de 20.000 cópias apenas no ano de lançamento (2002). Embora seja a música mais famosa do cantor, não foi a única música dele presente em trilhas sonoras. Do mesmo álbum, a canção "Delicate" foi presença no filme Dear Frankie (2004). Ainda em 2004, a canção "Cannonbal" fez parte da trilha sonora de Em Boa Companhia "Cold Water" esteve presente na trilha de I Am David, (2003), e também no filme A Passagem(2005). Em 2007, "9 Crimes" foi um dos temas tocados em Shrek Terceiro .

    1. Home
    2. /
    3. artistas
    4. /
    5. damien rice
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.