alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASILANTENA 1

    Eric Carmen

    Por antena 1

    news single img

    O cantor, compositor, guitarrista e tecladista americano, Eric Howard Carmen, nasceu no dia 11 de agosto de 1949, em uma família de judeus russos em Ohio, nos Estados Unidos. Eric se envolveu com a música desde a infância, aos 2 anos ele divertia os pais interpretando Jimmy Durante e Johnnie Ray, aos 3 entrou para Cleveland Institute of Music, onde teve aulas de violino.

    No segundo ano da famosa escola Charles F. Brush, o artista já participava de bandas de rock, tocando piano e cantando, umas dessas bandas eram os Fugitives, Harlequins e Sounds of Silence. Aos 15 anos, Eric começou aulas de violão, mas não se encaixava na abordagem de seu professor, então decidiu aprender por conta própria, comprou um livro de acordes dos Beatles e estudou.

    Foi na John Carroll University, que Carmen resolveu montar a banda Cyrus Erie, que gravou vários singles sem sucesso, o guitarrista da banda, Wally Bryson, também tocava com outros dois amigos em uma das bandas mais famosas de Cleveland, a Choir. A banda Cyrus Erie, entrou em colapso no final da década de 60 e foi quando Carmen, Bryson e outros dois integrantes Bonfanti e Smalley, resolveram se juntar e formar os Raspberries.

    Raspberries era uma banda de pop rock, que teve série de sucessos no cenário musical dos anos 70, descritos pela plataforma e banco dados AllMusic, como melodias requintadamente trabalhadas e harmonias incrivelmente lindas. O grupo era conhecido pela imagem pública bem montada, com cabelos curtos e trajes combinando, o que trouxe atenção dos adolescentes e desprezo de alguns meios de comunicação que não consideravam a banda descolada.

    O grupo teve grande influência britânica, dos Beatles, The Who, The Hollies e outras, eles também influenciaram outros músicos, como Jack Bruce, Ringo Starr e Courtney Love. Os Raspberries se separaram em 1975, mas em 2004 eles chegaram a realizar uma turnê bem sucedida por várias cidades dos Estados Unidos

    Após a banda se separar, Carmen, iniciou a carreira solo, seus dois primeiros singles, “All by Myself” e “Never Gonna Fall in Love Again”, foram hits nas paradas em 1976. No mesmo ano o cantor chegou a alcançar o top das paradas americanas e britânicas, recebeu um disco de ouro pela RIAA e chegou ao numero 1 na lista da Billboard de Adult Contemporary.

    Seu álbum de estreia autointitulado, lançado em 1975, alcançou o número 21 na parada de álbuns da Billboard e foi certificado Gold em 1977 por vender mais de 500.000 cópias. Após o lançamento de seu segundo disco, Boats Against the Current, o cantor teve uma queda nas paradas, mas apesar disso o terceiro álbum de estúdio “Change Of Heart”, entrou no Pop Top 20, da Billboard.

    Em 1980, Carmen se retirou temporariamente da indústria da música, após o lançamento do álbum “Tonight You’re Mine” e do single “It Hurts Too Much”. Eric ressurgiu 4 anos após com um álbum homônimo, a faixa número 1 “I Wanna Hear It from Your Lips”, se destacou chegando no Top 10 da Adult Contemporary.

    Eric contribuiu para o filme marcante do final da década de 80, com a música “Hungry Eyes”. O cantor também participou do álbum de compilação de musicas gravadas para as Olimpíadas de Verão de Seul, One Moment In Time, com a música “Make Me Lose Control”.

    Nos anos 2000, ocorreu o lançamento de I Was Born to Love You, nos Estados Unidos. Eric Carmen evitou o uso de uma banda para a gravação, dessa forma ele mesmo tocou os instrumentos, no mesmo ano ele excursionou com a banda All Starr do Ringo Starr. Ao longo dos anos o artista ainda fez sucesso por colaborar com outros músicos.

    Carmen não realiza turnê desde 2009, mas ainda escreve músicas e em 2016 ele se casou com a Amy Murphy, ex-apresentadora de televisão.

    1. Home
    2. artistas
    3. eric carmen

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.