Capa do Álbum: Antena 1
A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASILANTENA 1
    Veja todos os Artistas.

    Neil Young

    Por antena 1

    news single img

    O cantor, compositor e guitarrista canadense, nascido em Toronto no dia 12 de novembro de 1945, é considerado por muitos o músico mais influente e prolífico de todos os tempos. A Carreira de Neil Young, iniciou-se integrando o grupo Minah Byrds, do qual também fazia parte o cantor Rick James, mas pouco tempo depois da banda assinar com a gravadora Motown e gravar o primeiro disco, James foi preso por deserção, abandono de cargo militar na Reserva da Marinha dos estados Unidos.

    Após o acontecimento, Young e o baixista Bruce Palmer, se mudaram para Los Angeles, onde conheceram casualmente o americano Stephen Stills e formaram a Buffalo Springfield, que lançou três bons discos e se separou.

    No início de 1969, Young lançou seu primeiro trabalho solo, autointitulado, com a Reprise Records. Sua fusão de folk, country e rock começavam a se mostrar mais popular quando foi convidado por Stills para integrar o recém-criado Crosby, Stills & Nash, que a partir da entrada do músico virou Crosby, Stills, Nash & Young.

    O grupo, uma espécie de reunião assumida de artistas-solo, estreou em Chicago e veio a se apresentar no famoso festival de Woodstock, mas durante a criação do primeiro álbum da banda, Dejá Vú, os músicos discutiam frequentemente. Apesar das brigas o momento em que Young participou do grupo foi o mais bem sucedido, contribuindo para a  popularidade do cantor e seu auge comercial.

    Sempre disposto a surpreender, posteriormente o músico canadense preferiu lançar novos trabalhos de sonoridade mais crua e roqueira, o álbum After The Gold Rush, proporcionou um grande avanço comercial e contém alguns de seus trabalhos mais famosos, incluindo “Tell Me Why”, “Don’t Let It Bring You Down” e a faixa-título “After The Gold Rush”.

    No mesmo ano, Young iniciou uma turnê solo na América do Norte, durante a qual ele tocou uma variedade de músicas das bandas Buffalo Springfield e CSNY, ele aproveitou a turnê para lançar algumas canções como “Journey Through The Past” e “See The Sky About To Rain”. Muitos shows foram esgotados e dois foram gravados para um álbum ao vivo, as gravações foram lançadas oficialmente 40 anos depois, como um número oficial da série Young’s Archive.

    Seu quarto álbum Harvest, foi lançado em 1972, pela Reprise Records, apresentava a London Symphony Orchestra em duas faixas e contava com vocais dos convidados David Crosby, Graham Nash, Linda Ronstadt, Stephen Stills e James Taylor. O disco liderou a Billboard 200 Album Chart por duas semanas e gerou dois hits “Old Man” e “Golden Heart”.

    Após um hiato de 4 anos, Young se reuniu com a Crosby, Still e Nash, para uma turnê em 1974, gravada e posteriormente lançada em 2014 como CSNY 1974, sendo uma das primeiras turnês de estádio de todos os tempos e a maior que Neil já participou.

    Até o final dos anos 70, o artista continuou lançando clássicos como Come a Time e Rust Never Sleep, que garantiu inúmeros prêmios a ele. Na década de 80, viveu uma entressafra terrível, com discos irregulares e marcados pela mal qualidade, vivendo altos e baixos em trabalhos divididos entre rockabilly, som eletrônico e country tradicional. Em 1989, o cantor lançou o single “Rockin ‘In The Free World”, alcançando o segundo lugar nas paradas de rock dos Estados Unidos e voltando a ter destaque no meio musical.

    Os bons tempos retornaram a partir do excepcional Freedom, álbum que contava com o single “Rockin ‘In The Free World”, lançado em 1989. Essa nova fase de ouro durou até a metade dos anos 90, o álbum Harvest Moon, marcou o retorno abrupto aos estilos country e folk-rock e contou com a participação da Linda Ronstadt e James Taylor. O cantor ganhou um Oscar em 1993 pela sua música “Philadelphia”, que faz parte da trilha sonora do filme Jonathan Demme.

    A década de 90 também foi marcada na carreira do cantor pela parceria com a Pearl Jam, para o álbum Mirror Ball, lançado no dia 8 de julho de 1995, pela Reprise Records, o disco foi certificado Ouro pela RIAA nos Estados Unidos. No mesmo ano Young e seu gerente Elliot Roberts fundaram uma gravadora, a Vapor Records, eles lançaram gravações de Tegan e Sara, Spoon, Jonathan Richman, entre outros, incluindo o próprio Neil Young.

    No final de 1999, Young se reuniu com Crosby, Stills e Nash novamente, eles lançaram o álbum Looking Forward e realizaram uma turnê nos Estados Unidos e Canadá, faturando mais de 42 milhões de dólares, tornando-se a oitava maior turnê de bilheteria de 2000. Em janeiro de 2001 ele veio ao Brasil pela primeira vez e realizou um show histórico no Rock in Rio.

    Neil continuou a lançar materiais em um ritmo acelerado no novo milênio, como os álbuns Silver & Gold, Road Rock Vol.1, Are You Passionate e Greendale. Na mesma época Young foi diagnosticado com aneurisma cerebral, ele foi tratado com sucesso através de um procedimento neurorradiológico pouco invasivo, realizado em um hospital de Nova York, mas dois dias depois desmaiou por sangramento na artéria fenomenal, pela qual os radiologistas acessaram o aneurisma.

    A complicação forçou Young a cancelar sua aparição programada na transmissão do Juno Awards em Winnipeg, mas em poucos meses o cantor já estava no palco e apareceu no final do Live 8 em Barrie, Ontario. A experiência traumática vivenciada pelo artista, influenciou seu próximo álbum Prairie Wind, lançado em 2005. 

    No ano seguinte, o artista lançou Living With War, um álbum de protesto quanto ao sofrimento causado pelas guerras e em específico a invasão do Iraque pelos Estados Unidos. O artista politicamente engajado, também é um ativista ambiental o que reflete em muitas de suas músicas. 

    O cantor se mantém ativo até os dias atuais e planeja lançar dois títulos em 2020, Way Down In The Rust Bucket e Greendale Live, ambos classificados por Young como projetos do coração. Os projetos capturam momentos diferentes da musicalidade do artista.  

    1. Home
    2. artistas
    3. neil young

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.