alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Paul Carrack

    Por antena 1

    news single img

    O cantor, compositor e multi-instrumentista inglês, Paul Melvyn Carrack, nasceu na Inglaterra, no dia 22 de abril de 1951. Além de sua carreira solo, ele já participou de muitas bandas populares, entre elas estão a Ace, Roxy Music, Squeeze, e Mike and the Mechanics.

    Paul ganhou destaque nos anos 70 como vocalista e compositor principal do Ace, ele também tem grande reconhecimento por seu trabalho solo, ativo até os dias de hoje. A carreira do cantor começou com a banda de jazz Warm Dust, tendo lançado três álbuns entre 1970 e 1972, ele era tecladista da banda e ocasionalmente tocava outros instrumentos.

    Após o término da banda, Paul, o baixista e Terry “Tex”, fundaram a banda Ace, o single de estreia do grupo “How Long”, foi escrito por Carrack e se tornou um sucesso em 1975, sendo o único hit deles que se desfizeram em 1977. Depois desse acontecimento o músico trabalhou como tecladista da Roxy Music, formada pelo músico inglês Bryan Ferry.

    O primeiro álbum solo do cantor foi Nightbird, lançado em 1980, mas infelizmente não chegou a se tornar um sucesso comercial. No ano seguinte ele entrou para a banda Squeeze com um convite de Glenn Tilbrook, substituindo o tecladista Jools Holland. Eles foram reconhecidos mundialmente após o lançamento do álbum East Side Story, que contava com Carrack como vocalista da música “Tempted”, ele deixou a banda em 1981.

    Em 1982, o cantor lançou mais um álbum solo, Suburban Voodoo, durante essa época, Carrack também trabalhou como músico de sessão para os The Smiths e The Pretenders. No ano de 1985, o artista foi contatado por Mike Rutherford da banda Genesis, para se juntar ao seu novo projeto paralelo, Mike + The Mechanics, Carrack e Paul Young alternavam como vocalistas da banda, inicialmente, mas após o lançamento do hit “Silent Running (On Dangerous Ground)”, Carrack afirmou sua liderança, aumentando sua popularidade e recebendo inúmeros elogios, entre eles um do Phill Collins que descreveu a voz do cantor como incrível.

    Com o sucesso, Carrack restabeleceu sua carreira solo em 1987, lançando o álbum One Good Reason e o single “Don’t Shed a Tear”, ficando na colocação número 9 da Billboard Hot 100, mas ele se manteve ativo na Mike + The Mechanics. Em 1989 chegou ao topo das paradas com o hit “The Living Years”, no mesmo ano, Paul gravou um dueto com Terri Nunn, “Romance”, que fez parte da trilha sonora do filme Sing.

    O músico se juntou ao Roger Waters para o show ao vivo do The Wall- Live in Berlim, em 1990, cantando para 250.000 pessoas e foi um dos artistas que participou da The Tide Turning, assim como Joni Mitchell, Cyndi Lauper, Bryan Adams e Van Morrison.

    Carrack chegou a formar a banda Spin 1ne 2wo, em 1993, junto com Tony Levin, Steve Ferrone, Phil Palmer e Rupert Hine. Eles lançaram um álbum homônimo, com covers de rock clássico. No mesmo ano ele voltou a integrar a banda Squeeze, o que permitiu o lançamento do álbum Some Fantastic Place e logo em seguida uma turnê.

    Logo em seguida, o músico se reuniu com a banda Eagles, e colaborou com a música “Love Will Keep Us Alive”, que ganhou o prêmio ASCAP, como o hit mais tocado nos Estados Unidos em 1995. No mesmo ano a Mike + The Mechanics lançou o hit “Over My Shoulder”, co-escrita e cantada por Carrack.

    O artista sempre manteve a carreira solo ativa, mesmo colaborando com mais de uma banda. Em 2003, ele realizou uma turnê com a Ringo Starr e sua banda All-Starr, tocando suas canções de sucesso. Em 2007 após uma pausa na carreira, os Eagles fizeram um cover da música “I Don’t Want to Hear Anymore”, para o álbum Long Road Out of Eden.

    Anteriormente, no ano de 2004, o cantor se juntou a outros artistas no show “The Strat Pack”, para comemorar o 50° aniversário da Fender Stratocaster, em Wesbley. Nos anos seguintes, Paul não parou o trabalho duro, ele chegou a realizar uma turnê pela Alemanha, apoiada pelo artista canadense Brendan Croskerry, lançou o álbum A Different Hat e logo depois Good Feeling.

    O Cantor também foi tema de um documentário da BBC e em 2019 tocou e cantou na turnê mundial Clapton’s Live in Concert, se apresentando pela primeira vez em Dresden, na Alemanha, como parte do Dresden Music Festival que acontece anualmente, em maio e junho. 

     

    1. Home
    2. artistas
    3. paul carrack

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.