Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todos os Artistas.

    Suzanne Vega

    Por antena 1

    news single img

    Conhecida mundialmente pela canção “Luka” (1987), Suzanne Vega nasceu no dia 11 de julho de 1959 em Santa Mônica, na Califórnia. Ela escreveu a primeira música aos 14 anos, cinco anos após ter começado a compor poemas como resultado de seu interesse por literatura.

    Até meados de 1977, Suzanne estudou dança moderna no emblemático Fiorello H. LaGuardia High School of Performing Arts, colégio de ensino médio especializado no ensino de artes, localizado no Upper West Side, Manhattan, em Nova Iorque.

    Depois, decidiu cursar literatura inglesa no Barnard College, faculdade privada de artes liberais para mulheres, em Nova Iorque. Lá, ingressou em um grupo de cantores, sendo fortemente influenciada pelo compositor canadense Leonard Cohen – autor do álbum e canção “Hallelujah”, que se tornaram clássicos do gênero folk. 

    Algumas apresentações acústicas com violão em bares situados no bairro Greenwich Village ou no Folk Club – um dos locais que também recebeu performances de Bob Dylan nos primeiros anos de sua carreira, entre 1960 e 1961 – levariam a cantora ao seu primeiro contato com uma gravadora, a A&M, em 1983. Dois anos depois, aos 26 anos de idade, ela lançou seu álbum de estreia.

    Auto-intitulado, o disco recebeu disco de platina no Reino Unido e vendeu cerca de 200 mil cópias nos Estados Unidos. Mas a fama mundial de Suzanne viria em 1987, quando ela publicou o álbum de folk “Solitude Standing”, responsável por promover a primeira turnê mundial da cantora. Apesar de carregar uma letra melancólica – que trata de uma criança constantemente agredida pela família –, a faixa “Luka” tocou nas rádios do mundo inteiro. 

    Em 1990, o lançamento do disco “Days of Open Hand” revelou uma fase experimental da cantora – mudança pouco aclamada pela crítica à época. Dois anos depois, ela lançou “99.9 Fº”, aliando o folk à música eletrônica, experimentação mais uma vez rejeitada pela crítica especializada. 

    “Nine Objects of Desire” (1995), o álbum seguinte possibilitou uma retomada no sucesso de Suzanne, levando-a promover mais uma turnê. Com letras que exploram temáticas como a vida familiar e o cotidiano da cantora, o disco ainda teve a faixa “Caramel” protagonizando a trilha sonora do filme “The Truth About Cats and Dogs” (1996).

    Três anos depois, em 2001, ela lançou “Songs in Red and Gray”, álbum que retomou a essência do folk que marcou suas primeiras canções. Pouco tempo antes do lançamento, a cantora tinha publicado seu primeiro livro, intitulado “The Passionate Eye”. 

    Com faixas como “Zephyr” e “Unbound”, a próxima produção viria somente em 2007. Intitulado “Beauty & Crime”, o álbum produzido por Jimmy Hogarth ganhou um Grammy de Melhor Engenharia Não Clássica de Álbum. 

    Nos anos seguintes, lançou “Tales from the Realm of the Queen of Pentacles” (2014), Lover, Beloved: Songs from an Evening with Carson McCullers” (2016) e, o mais recente, “An Evening of New York Songs and Stories”, que chegou às lojas e plataformas digitais em 11 de setembro de 2020. 

    Acesse também

    Músicas deSuzanne Vegade nossa programação
    com letra, tradução e mais...

    1. Home
    2. artistas
    3. suzanne vega

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.