alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASILANTENA 1

    Whitney Houston

    Por antena 1

    news single img

     A cantora e atriz, Whitney Elizabeth Houston, nasceu em 9 de agosto de 1963, em Nova Jersey, Estados Unidos. Ela já vendeu mais de 300 milhões de discos e chegou a ser citada pelo Guinnnes World Records, como a artista que mais foi premiada na história.

     Nascida em um meio musical, sua mãe Emily Houston, mais conhecida como “Cissy”, era cantora de Soul e Gospel, e chegou a receber dois Grammy Awards. Aos onze anos, Whitney começou a cantar no coral da igreja que frequentava, onde aprendeu a tocar piano e ainda na infância sua mãe dava aulas de canto para ela. Na adolescência ela acompanhava as turnês da mãe e ocasionalmente se apresentava com ela.

     Entre os 14 e 15 anos, a cantora chegou a ser voz de apoio para Michal Zager Band, Chaka Khan e Lou Rawls. Whitney frequentou a Academia Mount Saint Dominic, escola católica para meninas onde conheceu Robyn Crawford, que foi a produtora e assistente dela por muitos anos. Ainda na adolescência, Houston trabalhou como modelo, realizando trabalhos para a Seventeen, Glamour, Cosmopolitan e Young Miss.

     Aos dezenove assinou contrato com a Arista Records, gravadora americana fundada por Clive Davis. Entre 1985 e 1987, a cantora lançou dois álbuns homónimos, que chegaram no topo das paradas, alcançando o número um na Billboard 200, ela também chegou a vender 25 milhões de cópias. Os álbuns também ganharam repercussão em países europeus, a música “All at Once”, alcançou o top 5 na Holanda e na Bélgica. Com o sucesso dos álbuns, a cantora começou a se apresentar em programas de televisão.

     A música “Saving All My Love for You”, gravado originalmente por Marilyn McCoo e Billy Davis, foi regravada na voz de Houston, tornando-se um grande sucesso em todo o mundo, além de ter garantido um Grammy Award de Melhor Performance Vocal Pop Feminina, para a cantora.

     O single final, “Greatest Love of All”, é até hoje considerado o maior sucesso de Whitney, a música ficou por três semanas consecutivas na Hot 100. O sucesso foi tão grande que a cantora embarcou em uma turnê mundial, a Greatest Love Tour. O álbum Whitney Houston foi certificado 13 vezes platina e depois diamante.

     Entre 1986 e 1987 a cantora ganhou sete American Music Awards e um MTV Video Music Award. O álbum de estreia da cantora está lista dos 500 maiores álbuns da Rolling Stone de todos os tempos e na lista definitiva dos 200 do Hall da Fama do Rock & Roll. Em 1987 a cantora embarcou na turnê mundial Moment of Truth, que ficou entre as dez maiores bilheterias e turnê do ano.

     A artista ganhou seu segundo Grammy Award em 1988, novamente por Melhor Performace Vocal Pop Feminina, pela música “I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me)”. No mesmo ano Whitney gravou a música tema da cobertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, “One Moment in Time”, para a NBC

     A cantora sempre foi engajada socialmente e em 1989 criou a Fundação Whitney Houston para Crianças, uma organização filantrópica, que cuida de crianças com câncer ou AIDS. Em seu terceiro álbum de estúdio, lançado em 1990, “I’m Your Baby Tonight”, Houston seguiu uma linha mais urbana com um ritmo mais acelerado. 

     Em 1992, ela se casou com cantor de R&B, Bobby Bronw, com quem teve sua única filha, Bobbi Kristina Brown. Ainda em 92, Houston relizou seu priemiro papel como atriz, no filme The Bodyguard, onde interpretou Rachel Marron, estrela que é perseguida por fã louca e em decorrência contrata um guarda-costas, o filme recebeu inúmeras críticas. No entanto a trilha sonora do filme teve sucesso, o single principal era “I Will Always Love You”, originalmente gravada por Dolly Parton.

     A versão que Houston gravou da música foi aclamada pela crítica, alcançando ótimas colocações nas paradas de sucesso, o single foi classificado quatro vezes platina pela Recording Industry Association of America, RIAA. O que tornou a cantora a primeira mulher a atingir esse nível na história e garantindo para ela mais um Grammy Award por Registro do Ano. O álbum de trilha sonora do “The Bodyguard”, foi certificado 18 vezes platina somente nos EUA e se tornou o álbum de trilha sonora mais vendido da história, garantindo mais um Grammy para Whitney.

     A cantora chegou a estrelar em Colheres de Prata – Temporada 4 (Silver Spoons),  Falando de Amor (Waiting to Exhale), Um Anjo em Minha Vida (The Preacher’s Wife), Cinderella, Boston Public – Temporada 3, Sparkle – O Brilho de uma Estrela , Sempre Whitney Houston (Always Whitney Houston), Whitney: Posso ser eu (Whitney: Can I Be Me), Kevyn Aucoin: Beauty & Beast in Me e Whitney.

     Em 1998, foi lançado o aclamado My Love Is Your Love, sendo um grande sucesso, o single “When You Believe”, dueto entre Whitney e Mariah Carey para a trilha sonora de O Príncipe do Egito (The Prince of Egypt), recebeu Oscar de Melhor Canção Original.

     No início dos anos 2000, Houston passou por uma crise de imagem, devido rumores de que ela e o marido, Brown, estariam fazendo uso de drogas. Em entrevista a cantora chegou a confirmar que fazia uso de alguns entorpecentes e que sua mãe pediu que ela procurasse ajuda.

     Seu quinto álbum de estúdio, Just Whitney, foi lançado em 2002 e incluía produções de seu marido Bobby, de Missy Elliott e Babyface, o álbum foi certificado com platina nos Estados Unidos. A cantora lançou seu primeiro álbum de Natal em 2003, One Wish: The Holiday Álbum.

     Em 2004, Bobby Brown, estrelou o próprio programa de TV, Bejng Bobby Brown, nele eram apresentadas cenas do seu cotidiano doméstico, Houston tinha grande participação e foi criticada por jornais como o The Guardian e O Hollywood Reporter, ambos afirmaram que a cantora estava perdendo a própria dignidade devido ao conteúdo, considerado execrável.

     Houston se separou do marido em 2007, após turbulências. Em 2009 a cantora lançou um novo álbum, I Look To You, que entrou para a Billboard 200 em primeiro lugar, vendendo 305.000 cópias na semana de estreia. No American Music Awards de 2009, ela cantou a música do seu novo álbum, “I Don’t Know My Own Strength”. No mesmo ano a cantora realizou a turnê mundial, Nothing but Love World Tour, mas seu desempenha não foi bom desagradando críticos e fãs.

     Em 2010 ela ganhou o prêmio da NAACP, de melhor vídeo clipe por “I Look to You”, também recebeu o BET Honors Award for Entertainer. No ano seguinte foi realizado um remake do filme Sparkle, um drama musical americano de 1976, dirigido por Sam O’Steen, e a artista estrelou ao lado de Jodin Sparks e Mike Epps, a produção foi gravada em 2 meses e lançada pela TriStar Pictures.

     No dia 9 de fevereiro de 2012, a cantora fez sua última aparição, ao lado da cantora e compositora americana Kelly Price, em Hollywood, na Califórnia. Dois dias depois, Houston foi encontrada falecida em uma banheira do Bervely Hilton Hotel, a morte foi causada por afogamento e pelos efeitos de doenças cardíacas ateroscleróticas e uso de drogas.

     Em seu funeral, realizado no dia 18 de fevereiro de 2012, na Igreja Batista New Hope, em Newark, estavam presentes grandes nomes como Stevie Wonder, CeCe Winans, Alicia Keys, Kim Burrell, R.Kelly, Kevin Costner, Rickey Minor, sua tia Dionne Warwick e outras pessoas próximas. A cantora foi homenageada na festa pré-Grammy que ocorreu no dia de sua morte.

     

    1. Home
    2. artistas
    3. whitney houston

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.