Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

3 técnicas de estudo que ajudam a memorizar melhor

Especialista do exterior dá dicas de como ser bem sucedido na hora de aprender algo

Placeholder - loading - Imagem da noticia "3 técnicas de estudo que ajudam a memorizar melhor"

Publicada em  

David Robson, um escritor do exterior especialista na área de ciência listou em reportagem publicada pela rede BBC métodos eficientes para realizar na hora de estudar, se o intuito é reter informações. Aliás, somente ler uma vez o material não é a melhor forma de apreender o conteúdo.

De acordo com ele, um dos problemas é que frequentemente as pessoas recebem muitas informações conflitantes por parte dos pais, professores e cientistas, então, ficam inseguras no momento de escolher o método mais adequado e se ele, de fato, funciona ou não.


Um novo estudo publicado em um dos mais famosos periódicos de psicologia examinou conceitos, e trouxe algumas populares e eficazes estratégias de estudo. Confira:

Reler

Ler mais de uma vez não é a melhor técnica. Porém, tudo muda se isso for feito com certo espaçamento. A dica é ler um capítulo e depois ter acesso ao material de novo, sempre, fazendo intervalos regulares.

Ou seja, leia e releia novamente após algumas horas, um dia, ou até mesmo uma semana. Isso ajuda a estimular a memória.

Sublinhar

Essa é uma boa alternativa, porém, a recomendação é se atentar e pensar antes de grifar e não sair sublinhando um parágrafo inteiro, por exemplo. Tenha discernimento ao realizar a tarefa e seja o mais conciso possível.

Os cientistas sugerem refletir antes de destacar o conteúdo relevante. Somente faça as marcações ao ler pela segunda vez. Desse modo, o indivíduo estará se forçando a pensar com mais cautela sobre cada ponto e se isso é mesmo relativo. Se alguém age seguindo essa indicação, um processo mais ativo é estimulado, o que é essencial para a formação de memórias consideradas impactantes.


Testes


Fazer testes para si próprio é considerado a mais valiosa técnica de aprendizado, inclusive, para assuntos específicos, ou fatos detalhados. Há evidências que esse comportamento auxilie a impulsionar a capacidade de conservar e lembrar das informações.


Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 3 tecnicas de estudo que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.