alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    3 técnicas de estudo que ajudam a memorizar melhor

    Especialista do exterior dá dicas de como ser bem sucedido na hora de aprender algo

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    David Robson, um escritor do exterior especialista na área de ciência listou em reportagem publicada pela rede BBC métodos eficientes para realizar na hora de estudar, se o intuito é reter informações. Aliás, somente ler uma vez o material não é a melhor forma de apreender o conteúdo. 

    De acordo com ele, um dos problemas é que frequentemente as pessoas recebem muitas informações conflitantes por parte dos pais, professores e cientistas, então, ficam inseguras no momento de escolher o método mais adequado e se ele, de fato, funciona ou não.


    Um novo estudo publicado em um dos mais famosos periódicos de psicologia examinou conceitos, e trouxe algumas populares e eficazes estratégias de estudo. Confira:

     

    Reler

     Ler mais de uma vez não é a melhor técnica. Porém, tudo muda se isso for feito com certo espaçamento. A dica é ler um capítulo e depois ter acesso ao material de novo, sempre, fazendo intervalos regulares.

     Ou seja, leia e releia novamente após algumas horas, um dia, ou até mesmo uma semana. Isso ajuda a estimular a memória.

    Sublinhar

    Essa é uma boa alternativa, porém, a recomendação é se atentar e pensar antes de grifar e não sair sublinhando um parágrafo inteiro, por exemplo. Tenha discernimento ao realizar a tarefa e seja o mais conciso possível.

    Os cientistas sugerem refletir antes de destacar o conteúdo relevante. Somente faça as marcações ao ler pela segunda vez. Desse modo, o indivíduo estará se forçando a pensar com mais cautela sobre cada ponto e se isso é mesmo relativo.  Se alguém age seguindo essa indicação, um processo mais ativo é estimulado, o que é essencial para a formação de memórias consideradas impactantes. 


     Testes


    Fazer testes para si próprio é considerado a mais valiosa técnica de aprendizado, inclusive, para assuntos específicos, ou fatos detalhados. Há evidências que esse comportamento auxilie a impulsionar a capacidade de conservar e lembrar das informações.


    1. Home
    2. noticias
    3. 3 tecnicas de estudo que …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.