Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

7 Dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego

Especialistas internacionais do setor apontam, por exemplo, o que jamais deve ser dito ao longo desse processo

Placeholder - loading - Imagem da noticia "7 Dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego"

Publicada em  

A rede BBC da Espanha entrevistou pessoas com muita expertise na área de recrutamento, seleção de pessoas e treinamento, e listou comportamentos inadequados, que devem ser evitados, quando alguém está procurando por um trabalho.

1.Não fale mal do chefe anterior

Segundo Luis Rivas, diretor do grupo de Pesquisa de Pessoal, quando alguém falta ao respeito com o ex- empregador, é muito provável, que o mesmo será feito em relação ao novo chefe. Então, se houve algum problema com um dirigente do passado, evite falar sobre o assunto.

2. Não use expressões com fortes cargas negativas

Por exemplo, de acordo com os profissionais do setor, por mais que a pessoa deteste o trabalho atual, isso jamais deve ser dito. De modo geral, o indicado é não falar nada comprometedor, que relate alguma passagem ruim da vida. Não utilize, tampouco, termos muito clichês, como: "Estou buscando novos desafios".

3. Saiba fazer a sua autocrítica


Nunca diga que não tem defeitos, além de ser algo arrogante, mostra que o entrevistado não é capaz de realizar uma autocrítica, então, provavelmente, não aceitará receber críticas dos outros.

Outro erro é dizer: "Meu único defeito é que sou perfeccionista".

4. Não pergunte sobre os dias de folgas e nem sobre o salário

Parecem dicas óbvias, porém, é um erro recorrente. Lembre-se que é um teste e o cargo ainda não foi, propriamente, oferecido apenas ao entrevistado, tampouco o recrutador entrou no tema: benefícios. Sim, é o empregador que deve introduzir esse assunto, e não o contrário.

Para Alison Doyle, especialista em trabalho da The Balance, questionar sobre a remuneração, por exemplo, é algo muito precipitado, já que, o candidato, se quer sabe se está bem cotado.

5. Nunca pergunte sobre o serviço que a empresa se destina e sim pesquise com antecedência

De acordo com Doyle, o comum é que o recrutador faça perguntas sobre a empresa, na qual o entrevistado está pleiteando a vaga. Então, já sabe, o ideal é pesquisar sobre quem é o empregador, vá ao site, as redes sociais, leia notícias sobre o local.

6. Não demonstre desespero e adote a postura esperada pelo recrutador

É claro que todo mundo que participa de um processo de recrutamento visa conquistar a função oferecida. Porém, evite demonstrar desespero. Não fale, por exemplo, "Realmente, quero este trabalho’’ e sim ''Estou interessado no cargo’’. O indicado é evitar temas, como política, e não usar vocabulário inadequado.

7- Esteja confiante, mas sem excessos

Uma frase causou discordância entre os experts: "Eu sou o mais qualificado para este trabalho". Há quem diga que ela denota segurança e confiança. Porém, alguns deles pensam que é algo bem excessivo se considerar o melhor, sendo que o candidato se quer sabe sobre os demais concorrentes.


A melhor recomendação é destacar exemplos práticos, que mostrem a experiência do requerente ao posto, em vez de evidenciar potenciais desvantagens. Aliás, evite a frase: ''Não sei".




Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 7 dicas para se dar bem

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.