alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    8 dicas para melhorar o seu senso de direção

    Especialista alerta que o mais adequado, por exemplo, é: memorizar pontos de referência, traçar um mapa mentalmente, e relacionar locais à memórias

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    De acordo com publicação da rede BBC, há certos conselhos simples que podem ser muito úteis para quem tem dificuldade de se localizar e acaba se perdendo com frequência.

    A neuropsicóloga Catherine Loveday fez uma lista. Confira:

    1. Planeje a rota

    Acesse o Streetview do Google ou, até mesmo, veja fotografias do local que irá, pesquise na internet e acesse tais materiais, para imaginar que está caminhando por essa rota, visualizando tudo o que há ao redor.

    Em cada desvio que aparecer, tente memorizar pontos de referências, pode ser algum objeto ou estabelecimento, que tenha chamado a sua atenção. Dessa forma, segundo a profissional, a sua memória irá se recordar dos detalhes quando for realizar a rota real.

    2. Relaxe

    O estresse somente vai atrapalhar ainda mais a situação, então, fuja desse estado de ânimo! Ao se preocupar demais, isso apenas vai aumentar a carga cognitiva do cérebro e pode acabar reduzindo a capacidade natural do ser humano de se localizar em um ambiente.

    Aliás, planejar a viagem já auxilia a diminuir a ansiedade.

    3. Concentre-se

    Evite realizar atividades de modo concomitante. Pois, elas podem atrapalhar ainda mais. Então, já sabe: nessa hora, não fale no telefone, nem envie mensagens de texto, até mesmo, pensar em outro assunto pode impactar negativamente no senso de direção.

    O ideal, nesse caso, é concentrar-se no que está fazendo e direcionar o seu olhar apenas para o entorno.

    4. Encontre pontos de referência

    Perambular por uma cidade nova pode parecer mais simples, se você estabelecer pontos de referência, que se destacam na paisagem, isso auxilia a determinar a localização.

    Identifique algo familiar ou diferente no espaço e mantenha tal local sempre à vista. Em se tratando de uma cidade, uma boa ideia seria optar por orientar-se por meio do edifício mais alto, por exemplo.

    Em cada passo traçado, verifique onde está o prédio, dessa forma, será mais fácil construir um mapa mental da área que tem que percorrer.

    5. Olhe para todos os lados, inclusive, para trás

    Será que você reconheceria o espaço em que está se voltasse a passar por lá? É comum que as pessoas apenas prestem atenção no que há pela frente, aqueles que olham o que ficou para trás, geralmente, se atentam a mais detalhes e podem se localizar de modo mais preciso. Essa indicação pode auxiliar quem tem que realizar o mesmo percurso na viagem de volta.

    6. Crie recordações

    Uma recomendação eficaz é: tentar relacionar lugares pelos quais passa com memórias, isso ajuda a reconhecer o caminho a seguir. Por exemplo, se está conversando ou escutando uma música ao fazer esse caminho pela primeira vez, memorize tais acontecimentos, pois servirão como pistas para reconhecer o trajeto quando tiver que fazer de novo. 

    7. Tire fotos

    Uma dica boa é tirar fotografias enquanto está caminhando e depois visualizá-las antes de voltar a fazer o percurso.

    Segundo estudos, as fotografias são mais úteis na hora de se ambientar do que usar recursos, como vídeos, por exemplo.

    8. Lembre-se de seus passos

    Depois de já ter feito o caminho uma vez, o melhor é construir um mapa mental dos passos dados, assim, é possível ficar mais seguro da próxima vez que passar por lá.

    Então, ao terminar de fazer um percurso, tente realizá-lo novamente, mas mentalmente. Com isso, as vias neurais são reforçadas no cérebro, fortalecendo e consolidando as memórias.

    É importante ressaltar que a utilização de tecnologias, como o GPS, somente fornece menos chances para que as pessoas exercitem o senso de direção.

    1. Home
    2. noticias
    3. 8 dicas para melhorar o seu

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.