alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    A arte brasileira faz muito sucesso na Suíça, tendo até um museu exclusivo

    Recentemente, uma grande obra esteve na principal estação de Zurique.

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    Você sabia que a arte brasileira faz sucesso na Suíça? Por lá, este mercado movimenta até 5 milhões de dólares por ano e tem até um museu próprio, que abriga obras de artistas renomados.

    Se você visitou a estação central de Zurique, logo percebeu essa paixão pela nossa arte. Durante todo o mês de julho, uma enorme árvore feita de crochê esteve pelo local. A peça, uma escultura interativa do carioca Ernesto Neto, trouxe a Amazônia para o coração da cidade suíça, por onde circulam 460 mil pessoas diariamente.

    A natureza inspirou a grandiosa obra, que tem cores intensas, dois metros quadrados, 1,5 tonelada e é feita através de um artesanato tipicamente brasileiro. Ela foi a maior intervenção já montada no local.

    E se engana quem pensa que está é a única intervenção brasileira na Suíça. O país europeu tem um museu inteiro dedicado exclusivamente à nossa arte. Segundo Letícia Amas, uma galerista brasileira radicada em Genebra, essa relação é antiga. "Desde a época em que Jean-Pierre Chabloz se encantou com o naïve Chico da Silva essa fascinação já existia", diz em referência ao curador suíço que descobriu o artista primitivista brasileiro no século 20 em Fortaleza.

    "Tudo aqui é como se fosse muito pensado, conceitual, refletido. No Brasil, a arte é espontânea. A nossa adversidade é que nos permite uma outra criação. Isso fascina porque está fora das normas", argumenta Letícia.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

     

    1. Home
    2. noticias
    3. a arte brasileira faz muito …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.