Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

A arte brasileira faz muito sucesso na Suíça, tendo até um museu exclusivo

Recentemente, uma grande obra esteve na principal estação de Zurique.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "A arte brasileira faz muito sucesso na Suíça, tendo até um museu exclusivo"

Publicada em  

Você sabia que a arte brasileira faz sucesso na Suíça? Por lá, este mercado movimenta até 5 milhões de dólares por ano e tem até um museu próprio, que abriga obras de artistas renomados.

Se você visitou a estação central de Zurique, logo percebeu essa paixão pela nossa arte. Durante todo o mês de julho, uma enorme árvore feita de crochê esteve pelo local. A peça, uma escultura interativa do carioca Ernesto Neto, trouxe a Amazônia para o coração da cidade suíça, por onde circulam 460 mil pessoas diariamente.

A natureza inspirou a grandiosa obra, que tem cores intensas, dois metros quadrados, 1,5 tonelada e é feita através de um artesanato tipicamente brasileiro. Ela foi a maior intervenção já montada no local.

E se engana quem pensa que está é a única intervenção brasileira na Suíça. O país europeu tem um museu inteiro dedicado exclusivamente à nossa arte. Segundo Letícia Amas, uma galerista brasileira radicada em Genebra, essa relação é antiga. "Desde a época em que Jean-Pierre Chabloz se encantou com o naïve Chico da Silva essa fascinação já existia", diz em referência ao curador suíço que descobriu o artista primitivista brasileiro no século 20 em Fortaleza.

"Tudo aqui é como se fosse muito pensado, conceitual, refletido. No Brasil, a arte é espontânea. A nossa adversidade é que nos permite uma outra criação. Isso fascina porque está fora das normas", argumenta Letícia.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. a arte brasileira faz muito …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.